Saúde

Quando o Corpo Pede Mais Água – Sinais

Quando o Corpo Pede Mais Água  ele dá sinais de que esta entrando em processo de desidratação. Não se trata de sentir sede e sim o momento em que a hidratação esta abaixo do normal e o corpo por si começa a armazenar fluidos para manter as funções vitais.

Quando o Corpo Pede Mais Água – Sinais

Sinais Quando o Corpo Pede Mais Água

Todas as partes do nosso corpo contêm água, inclusive os ossos. O organismo perde muita água quando elimina urina, fezes, suor e lágrimas. Por isso é importante beber água e outros líquidos para repor a perda. A água auxilia no bom funcionamento de todo o organismo como os rins e dos intestinos, na circulação sanguínea e na hidratação da pele. Para saber a quantidade ideal de água que se deve tomar diariamente deve-se multiplicar o peso por 35, por exemplo, uma pessoa que pesa 70 kg deve consumir 2,45l de água por dia

Quando o Corpo Pede Mais Água – Sinais

Compartilhamos abaixo alguns sinais quando o corpo pede água:

Os olhos ficam secos quando o nível de hidratação está abaixo do normal e até a produção da umidade ocular, responsável pelas lágrimas diminui consideravelmente. Com isto temos a sensação de olho seco e a aparência de olhos mais fundos do que o normal.

Para poder conservar o nível de água no organismo os vasos sanguíneos se contraem e com isso causam dor de cabeça esta é uma consequência da redução do suprimento de oxigênio para o cérebro, além de que com a desidratação, o organismo perde alguns eletrólitos essenciais para o desempenho de suas funções e um dos sintomas é justamente a dor de cabeça. Se ela estiver acompanhada de sede intensa, boca seca e sensação de corpo quente, é um forte indicio que esta relacionada à desidratação.

Compulsão por doces também é um sintoma comum da falta de água no organismo já que alguns órgãos ficam comprometidos em seu funcionamento como o fígado, por exemplo. Ele necessita de água para liberar glicogênios e outros componentes responsáveis por fornecer energia ao corpo. E sua mais importante fonte de energia é a glicose, ou seja, o açúcar, obtido por meio da alimentação. Mas mesmo que se ingiram muitos doces de nada adianta porque a energia fornecida pelos alimentos não está conseguindo ser transportada para as células.

Quando o Corpo Pede Mais Água – Sinais

Quem deixa de tomar água pode acabar se sentindo cansado ao tentar esforços mínimos. A desidratação também causa uma redução no volume de sangue, fazendo com que ele fique mais espesso o que acaba exigindo mais do coração. Nessas condições, o sangue circula com menos eficiência e a velocidade com que o oxigênio e os nutrientes alcançam os músculos e órgãos é menor.

Falta de água no organismo também tem influência no controle da pressão, já que ela causa a densidade no sangue. Quando a desidratação atinge um nível muito crítico, não há água suficiente para diluir metabólitos e pode ainda chegar a volume insuficiente para preencher adequadamente todo o sistema arterial e, como consequência, a pressão cairá. O sintoma normalmente vem acompanhado de indisposição e tontura.

Intestino preso também pode ser consequência de falta de hidratação, pois as fezes necessitam estar hidratadas para serem eliminadas, é muito comum que, na falta de água, a constipação se instale sendo mais um sintoma indicando que algo vai mal. É um engano aumentar a quantidade de fibras na alimentação, para aliviar a prisão de ventre sem ingerir a quantidade de água que o organismo precisa.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria! Não deixe de tomar água ! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.