Saúde

Quais Alimentos Provocam Mau-Hálito – Informações

alimentos-causadores-halitoseO mau-hálito é um problema que atinge muitas pessoas no mundo todo, e apesar de ser diretamente relacionado com falta de higiene, o mau-hálito não é causado apenas por esse motivo, sendo que problemas de estômago ou na laringe também pode ser causadores. Mas o que muitas pessoas não sabem, é que alguns alimentos contribuem para o aparecimento da halitose (mau-hálito). Saiba quais são esses alimentos e qual a causa desse problema.

Informações de Quais Alimentos Provocam Mau-Hálito

Alguns alimentos podem levar à halitose devido aos compostos voláteis sulfurados que possuem. Isso ocorre porque as bactérias responsáveis pelo mau-hálito começam a extrair compostos de enxofre de aminoácidos dos alimentos. Por exemplo, o alho e a cebola, dois alimentos considerados causadores de mau-hálito devido às moléculas de odor que são na verdade, compostos de enxofre chamado de mercaptanos.
Esses alimentos são separados em quatro categorias e são aqueles que provocam o aumento da produção de enxofre, já que possuem um efeito que estimulam as bactérias causadoras do problema halitose. São essas categorias:
Agentes Secos – O mais comum é o álcool, que é o ingrediente principal de diversas bebidas, como licor, vinho e etc. Como deixa a boca muito seca, pode causar a halitose. Enxaguantes bucais que possuem o álcool em sua composição pode agravar o problema no lugar de combater. Além do álcool, o cigarro é um grande vilão, pois é considerado o meio mais rápido de deixar a boca seca e causando o odor ruim.

Alimentos Densos em Proteína – Os principais alimentos são os laticínios, pois acumulam aminoácidos que se convertem facilmente em compostos voláteis sulfurados. Outros alimentos também densos em proteínas e que podem levar ao mesmo problema, porém mais raramente, são carne, frango, peixe e feijão.

Açúcares – Muitas pessoas acreditam que pastilhas refrescantes são a melhor saída para o problema do mau-hálito, porém esses alimentos contém açúcares que são uma espécie de combustível para as bactérias que causam o odor se reproduzirem e criar compostos de enxofre. Além disso, podem causar outros problemas como cáries e problemas de gengiva.

Alimentos Ácidos – O ácido faz com que as bactérias se reproduzam mais rapidamente. A boca tem um pH normal de 6,5 e alimentos que possuem muita acidez podem elevar o odor ruim na boca. São alguns exemplos: café, suco de tomate, suco de laranja, suco de abacaxi e etc.

Big1News, trazendo o melhor para você. Não se esqueça de deixar o seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.