Saúde

Psoriase e Eczema – Diferença e Como Tratar

Psoriase e Eczema são doenças comuns da pele e normalmente são confundidos e até mesmo os médicos têm dificuldade em reconhecer com qual das duas o doentes esta realmente. As duas são parecidas mesmo porque costumam ser uma doença crônica da pele que causa descamação, vermelho e erupções cutâneas.

Psoriase e Eczema - Diferença e Como Tratar

Diferenças Entre Psoriase e Eczema

Podemos começar comentando sobre suas semelhanças que são muitas porque tanto o eczema quanto a psoríase tem o fator genético como grande peso na avaliação. O histórico médico do paciente e de sua família quase sempre auxilia o médico a fazer o diagnóstico e também nenhuma das duas doenças é contagiosa e desta forma o convívio social não é  afetado.

Abaixo compartilhamos diferenças entre Psoriase e Eczema

O Eczema tem como principais características o aparecimento de manchas vermelhas na pele, quase sempre acompanhadas de coceira. Seus sintomas podem surgir em qualquer parte do corpo e é uma doença que esta normalmente associada a alguns tipos de alergia e os seus sintomas podem aumentar muito depois de contato prolongado com alguns tipos de produtos de limpeza ou após a ingestão de alguns tipos de alimento que podem ser os laticínios e amendoins.

Psoriase e Eczema - Diferença e

A Psoríase normalmente causa o aparecimento de manchas na pele que são acompanhadas de descamação e durante as crises é comum estar associados a fatores ambientais, porque sua origem está no mau funcionamento do sistema imunológico, que acaba afetando o processo de reprodução das células da pele.

Como Tratar Psoriase e Eczema

Psoríase: pode ser indicado o uso de cremes contendo esteroides, fototerapia e alguns medicamentos por via oral, dependendo da gravidade do caso.

Eczema: pode ser controlado com o uso de hidratantes, que evitam o ressecamento da pele e, consequentemente, o surgimento de irritações. Quando os sintomas são mais fortes, o uso de remédios incluindo anti-histamínicos pode ser recomendado. Deve-se ingerir água em quantidade considerável e também existem algumas opções que auxiliam no tratamento.

Abaixo compartilhamos alguns tratamentos caseiros:

Farinha de aveia: Em um recipiente, adicione duas colheres de sopa com farinha de aveia e um pouco de água fria. Dissolva e acrescente água quente até que o banho fique morno. Mergulhe a parte afetada pela doença e deixe de molho nessa mistura até a pele ficar enrugada desta maneira a pele adquire o máximo de umidade. Em seguida aplique creme hidratante na região.

Aloe vera: Aplique na pele no local afetado o gel extraído da folha de babosa regularmente.

Psoriase e Eczema - Diferença

Azeite: O azeite pode ser usado tanto ingerindo quanto aplicado externamente, porque ele possui propriedades emolientes que auxiliam a manter a pele que está seca mais flexível e menos propensa a danos. Os seus antioxidantes também são ótimos para ajudar no crescimento normal da pele. Massageie o óleo na pele limpa depois de um banho quente, mas não aplique mais do que a sua pele pode absorver. Massageie por aproximadamente 5 minutos.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Em qualquer uma das duas situações é muito importante a avaliação de um médico! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.