Saúde

Prostata e Tamanho da Cintura – Relacionamento

Prostata e Tamanho da Cintura já se sabe que a obesidade é um fator de risco para muitos tipos de saúde até mesmo para o câncer de próstata. Em um estudo recente na Universidade de Oxford na Inglaterra houve uma pesquisa feita com cento e quarenta homens residentes em oito países europeus e a conclusão foi que o índice de massa corporal conhecido como IMC for alto e a cintura tiver mais de 94 cm as chances de câncer na próstata aumenta em treze por cento.

Próstata e Tamanho da Cintura –


Relacionamento Entre Prostata e Tamanho da Cintura

Foi na Cúpula de Obesidade Europeia na Suécia que o resultado de uma pesquisa de catorze anos sobre as medidas corporais masculinas foi apresentado. Durante este tempo aproximadamente 7 mil novos casos de câncer de próstata aconteceram e 934 deles foi fatal. Ao analisar os dados ficou evidente  que, em homens com 10 cm a mais do que o ideal na circunferência abdominal tem 13  mais chances de desenvolver um tipo muito mais agressivo da doença,  mas a pesquisa britânica não explica exatamente como essa ligação acontece.

Próstata e Tamanho da Cintura – Relacionamento

Acredita-se que entre as causas estariam os hormônios causadores do câncer de próstata, que se encontram presentes nas células de gordura. Não existe comprovação científica, mas já existem outros estudos sobre o tema. A relação entre o excesso de peso e uma série de doenças é observada atentamente pela comunidade científica. Em 2014, um estudo britânico publicado na revista inglesa The Lancet ligou o sobrepeso e a obesidade ao aumento dos riscos de 10 tipos de câncer entre os vinte e dois mais comuns no mundo.

Próstata e Tamanho da

A análise, feita com 5 milhões de pessoas saudáveis, mostrou que a obesidade aumenta muito o risco de câncer de útero em 62%, de vesícula em 31%, de rim em 25%, de colo de útero em 10% e de tireoide e leucemia em 9%. Também foram informados aumentos nos casos de câncer de fígado, colorretal, ovário e mama. Nos casos de IMC menores que 30, na faixa de sobrepeso, o estudo também apontou um grau maior de risco para o desenvolvimento dessas doenças. Hoje, segundo dados recentes do Ministério da Saúde, 17,9% da população brasileira estão obesas e 52,5% acima do peso. Pode-se dizer que houve um crescimento de 23% em relação aos últimos dez anos.

Próstata e Tamanho da Cintura

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) informa que o câncer de próstata é o mais comum entre os homens. As avaliações apontam que um em cada quatro homens com idade igual ou maior que oitenta anos será diagnosticado com o problema. A expectativa de desenvolvimento da doença antes dos cinquenta anos é baixa, mas isso não diminui a necessidade do monitoramento preventivo. Fazer o exame de sangue e toque retal é obrigatório após quarenta anos. Há ainda outras medidas básicas que são fundamentais para prevenir da doença. Os médicos recomendam a diminuição do estresse e o controle de peso, adotando uma alimentação saudável evitando as gorduras. Praticar exercícios físicos também é muito importante.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Ter uma vida equilibrada e saudável ajuda a evitar problemas de saúde! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.