Saúde

Problemas de Saúde No Verão – Como Socorrer

Problemas de Saúde No Verão acontece muito nesta época de calor seja na praia, piscina e justamente por causa do período de férias é quando  aumentam as ocorrências de alguns acidentes ou problemas de saúde que acabam por atrapalhar os dias de descanso.

Problemas de Saúde No Verão – Como Socorrer

Como Socorrer Problemas de Saúde No Verão 

Com a temperatura global em elevação, o número de ondas de calor tem a tendência a aumentar e típicas da época do verão, elas são associadas o ocasional aumento de doenças cardiovasculares. Desidratação, câimbras, exaustão e insolação são alguns dos problemas de saúde causados pelas altas temperaturas. São problemas de saúde que juntamente com a desidratação podem prejudicar o sistema cardiovascular aumentando os ricos de infartos e derrames.

Problemas de Saúde No Verão – Como Socorrer

Como resultado da elevação dos termômetros, a Organização Mundial da Saúde (OMS) acredita que, entre 2030 e 2050, cerca de duzentas e cinquenta mil pessoas morrerão anualmente. E as causas são diversas: câimbras, exaustão, insolação, infartos e derrames. Bebês, crianças e idosos são sobretudo mais vulneráveis a essas emergências. É importante averiguar a saúde deles com frequência durante períodos de muito calor e garantir que bebam bastante líquido.  Por serem muito graves estas situações demandam cuidados médicos de emergência, mas alguns desconfortos podem ser evitados com medidas simples e fáceis de seguir.

Abaixo compartilhamos os problemas mais comuns e como socorrer:

Desidratação ela acontece com as altas temperaturas, ocorre suor em excesso que leva à perda de líquidos e sais minerais. Em consequência tem-se tontura e mal-estar, por exemplo, estes são alguns dos sinais de alerta. Perder muita água pode promover variação da pressão arterial, aumento da viscosidade do sangue, associando risco a mais para casos cardiovasculares graves.

Câimbras tem como característica espasmos musculares dolorosos, geralmente nas panturrilhas, braços, músculos estomacais e nas costas. As câimbras se tornam perigosas em quem tem dietas pobres em potássio. Uma bolsa de água e gelo, envolta em uma toalha, pode ser aplicada sobre o músculo dolorido por até vinte minutos.

Problemas de Saúde No Verão – Como Socorrer

Exaustão é uma característica causada pela perda excessiva de água através da transpiração, a exaustão leva a quadros de náusea, tonturas, vômitos, sensação de desmaio, fadiga e, muitas vezes, evolui para internação e insolação. A exaustão pode ser mais grave em idosos com hipertensão arterial. Caso isso ocorra mantenha o doente deitado em um local arejado. Tente reduzir a temperatura corporal aplicando toalhas úmidas ou pulverizando água fresca em seu corpo.

Problemas de Saúde No Verão – Como Socorrer

Insolação ela pode ser fatal, devido à perda de consciência, lesões generalizadas e convulsões, que acontecem após longos períodos sob o sol forte. Leve a pessoa para um lugar arejado e borrife água fria por todo seu corpo. Se ele estiver acordado ofereça água fresca ou um isotônico.

Essas situações acontecem com mais frequência em quem tem sobrepeso, idosos, crianças e naquelas que consomem bebida alcoólica em excesso. Se costumar beber bebida alcoólica procure alternar com a ingestão de água de forma mais abundante.  Para evitar ter qualquer tipo de problema o aconselhável é ficar na sombra ou em um lugar ventilado durante os horários mais quentes, entre 14h00 e 17h00. Caso precise sair  é importante tomar algumas precauções, como vestir roupas leves e de cores claras, não ingerir bebidas alcoólicas, descansar sempre que puder e, o mais importante é se habituar a ter  uma garrafinha de água sempre a mão.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria! O calor em excesso pode causar muitos problemas a saúde e precisa ser tratado com cuidado! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.