Receitas

Como Preparar Sabão Caseiro com Óleo Já Usado – Receita e Vídeo

sabao-oleo-receitaCada vez mais as pessoas se mostram preocupadas com a sustentabilidade do mundo e preservação do meio ambiente. Várias campanhas de iniciativa de reciclagem, economia e maneiras de levar uma vida de uma forma sustentável são apresentadas. Uma dessas maneiras é a reciclagem de artigos domésticos, de embalagens recicláveis e até de alimentos para gerar adubo. O que muita gente desconhece, é que o óleo de cozinha, quando jogado no ralo da pia, vai para rios e mar e pode poluir muito o meio ambiente. O correto é sempre guardar o óleo de cozinha em um recipiente e entregá-lo em um local adequado de coleta. Além disso, você pode reaproveitar o óleo para fazer sabão em barra, que é muito útil para lavar louça e até roupas. Quer saber como? Nós ensinamos a receita.

Receita

O processo de preparo do sabão é simples, pode ser feito em casa e por qualquer pessoa. Além de útil, é uma forma de preservar o meio ambiente e promover a sustentabilidade. É ideal que depois de pronto, deixe o sabão guardado por dez dias antes de usá-lo. O sabão não é indicado para banho.

Ingredientes:

  • 500 ml de água
  • 1 litro de óleo de cozinha usado e coado
  • 250 g de soda cáustica
  • Detergente e/ou sabão em pó a gosto
  • Essência aromatizante (opcional)

Como Fazer
Coloque os 500 ml de água em um recipiente e leve ao fogo na temperatura de 70° Celsius. Pouco antes de a água ferver,
sabao-caseir-com-oleo retire o recipiente do fogo e adicione a soda cáustica. Na hora de misturar a água e a soda, tome cuidado e mantenha distância, pois pode ocorrer pequenas explosões nessa fase de preparo. Mexa os ingredientes até que a soda derreta completamente. Depois que a soda cáustica estiver dissolvida na água, coloque o óleo de cozinha usado e coado para tirar os resíduos. Continue mexendo e misture o detergente ou sabão em pó para dar uma consistência mais macia. Caso opte por colocar a essência aromatizante, acrescente enquanto mexe a mistura. Continue mexendo até a mistura ficar homogênea. O processo de mistura do sabão dura em torno de 30 a 45 minutos.
Depois de pronto, coloque o produto em uma assadeira quadrara e forrada com saco plástico. Coloque o sabão no sol para secar. O processo de endurecimento do sabão leva em torno de dois dias. Depois, aguarde mais dez dias para que ele esteja pronto para usar.

Dicas importantes: Utilize sempre um recipiente de plástico para misturar os ingredientes e nunca use colher de metal ou outro utensílio para mexer a mistura, pois o metal pode reagir contra a soda cáustica.

Vídeo

Big1News, trazendo o melhor para você. Não se esqueça de deixar o seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email
Últimas Pesquisas:
  • sabão caseiro da ana maria braga
  • receita sabão caseiro ana maria braga
  • sabão caseiro receita ana maria braga

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.