Diversos

Poço Petrificante – Transforma Tudo Em Pedra

Poço Petrificante ou “Petrifying Well” como é conhecido em North Yorkshire tem recebido visita do mundo todo há séculos por causa de um fenômeno misterioso que nele acontece. Por muito tempo acreditou-se que o poço tivesse sido amaldiçoado ou tivesse algum tipo de magia, já que tudo que nele toca, se torna pedra em algumas semanas.

Poço Petrificante – Transforma Tudo Em Pedra

Transforma Tudo Em Pedra o Poço Petrificante

Quem visita  o poço pode ver de perto o curioso efeito que sua água é capaz de causar em qualquer objeto.  A primeira vez que se ouviu falar sobre o Petrifyin Well foi em 1538 quando John Leyland, um aluno de Henry VII, visitou o local pela primeira vez. Ele percebeu que muitos moradores da região bebiam da água do poço, assim como se banhavam nele tentando conseguir um pouco de seus poderes mágicos. Leyland só foi capaz de entender o motivo quando viu os galhos, folhas e plantas petrificadas ao redor do poço, que lhe deixou espantado e muito admirado com o fato.

Poço Petrificante – Transforma Tudo Em Pedra

Até hoje quem visita o poço irá ver vários objetos, desde brinquedos a máscaras totalmente petrificadas que ficam suspensas por cordas para que permaneçam em contato constante com a água do poço. A cena mais comum para os visitantes são os muitos ursinhos de pelúcia, mas sem a maciez de outrora. O mistério do poço tem reforço através de lendas locais entre elas a história de Mother Shipton, nascida em uma caverna favoravelmente próxima ao poço. Ela era dada a hábitos estranhos e com energia que poderia ser associada às práticas de bruxaria e ocultismo. A fama veio por consequência de suas realizações herbalísticas ao tentar criar remédios a partir de ervas e flores da floresta. Shipton ficou conhecida como profetisa do poço, uma vez que se mostrou capaz de prever o futuro.

Poço Petrificante – Transforma Tudo Em Pedra

Hoje já se sabe que o poço não tem poderes mágicos, nem mesmo é amaldiçoado, como insinua seu formato de caveira que chega a ser assustador. A explicação está na alta concentração de minerais presente na água do poço. Em grandes quantidades de pedras de tufo e travertino lhe dão a aparência de pedra aos objetos após alguns meses. Para se fazer uma comparação, o processo que ocorre no poço é muito parecido aos fenômenos de formação de estalagmites e estalactites que acontecem nos interiores das cavernas. Mas sabendo-se isso hoje em dia não diminuiu a quantidade de turistas que visita ao poço. Os moradores ainda hoje colocam objetos no poço para que retirem depois de semanas para que sejam vendidos aos turistas. O ursinho de pelúcia, por exemplo, demora até quatro meses para que esteja totalmente petrificado depois de ficar em contato com a água.

Poço Petrificante – Transforma Tudo Em Pedra

Sabe-se também que devido a grande concentração de minerais presente na água pode fazer muito mal a saúde vindo a causar casos severos de intoxicação. A visita ao Poço Petrificante pode ser feita durante os meses de abril e outubro todos os dias, e pode durante a visita é feito um tour pela caverna e caminhos da Mother Shipton, além da chamada cabana da profecia, onde as previsões aconteciam.

Abaixo compartilhamos vídeo sobre “Petrifying Well”:

https://youtu.be/zoJNfGGh_Lk

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria! O poço que transforma tudo em pedra com o toque de suas águas! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.