Diversos

Plantas Ornamentais Tóxicas – Cuidados Necessários Cães e Gatos

Plantas Ornamentais Tóxicas são muito usadas para fazer a decoração de casas e apartamentos, entretanto, elas podem causar muito mal a cães e gatos,  por serem tóxicas se estiver ao alcance dos bichanos podem levá-los a morte. É  muito comum os cães ou gatos comerem plantas e gramas por isso todo cuidado é necessário.

Plantas Ornamentais Tóxicas - Para Cães e Gatos

Cuidados Necessários Com os Cães e Gatos – Plantas Ornamentais Tóxica

Alunos da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Universidade de São Paulo, juntamente com a professora Silvana Lima Górniak,  fizeram uma lista com as espécies que podem causar intoxicação dos animais de estimação e quais são os sintomas que devem ser observados. Estas plantas quando usadas na decoração devem permanecer em locais onde os pets não tenham contato com elementos tóxicos. Se ocorrer a intoxicação do dono ao levar o animal ao médico veterinário deve informar quais os tipos de plantas tem em casa.

Plantas Ornamentais Tóxicas -gato

Abaixo compartilhamos as plantas que são tóxicas a estes animais:

Azaleia: A Azalea sp é vista como um símbolo da cidade de São Paulo e é muito usada nas casas como planta ornamental. Seu princípio ativo é a andromedotixina e esta substância quando consumida pode causar distúrbios digestivos durante até seis  horas após a ingestão e também provoca disfunções cardíacas.

Plantas Ornamentais Tóxicas -Cães e Gatos

Avenca: A Adiantum capillus-veneris ela não é nativa do Brasil e é cultivada como planta medicinal porque se acredita que espanta o mau-olhado. A ingestão dos brotos da Avenca, pode causar câncer nos animais.

Plantas Ornamentais Tóxicas -avenca

Antúrio: A  Anthurium spp possui o oxalato de cálcio, um princípio ativo causa riscos à saúde dos animais. Os principais sintomas são queimação de mucosas, inchaço da boca, lábios e garganta, edema de glote, asfixia, náuseas, salivação, vômitos e diarreia.

Plantas Ornamentais Tóxicas - anturio

Fumo-bravo: A Solanum mauritianum tem alto níveis de toxicidade e seu principal composto é a Solasodina existente em toda planta, mas mais concentrada nos frutos. O consumo do Fumo bravo pode causar diarreia, inflamação do duodeno (parte inicial do intestino delgado), elevação das enzimas hepáticas, gastrite, náuseas, sintomas neurológicos e vômitos em cães e gatos.

Plantas Ornamentais Tóxicas -fumo

Lírio e Lírio-da-Paz: A  Lilium sp e do Spathiphyllum wallisii muito encontrada decorando as casas. A ingestão destas  plantas pode causar irritação oral e de mucosas, irritação ocular, dificuldade de engolir e até problemas respiratórios em casos mais graves e ainda alterações nas funções renal e neurológica.

Plantas Ornamentais Tóxicas -lirio

Mamona: A Ricinus communis tem como principio tóxico a ricina, que está presente nas sementes da planta. Os sintomas da ingestão da mamona acontecem no sistema nervoso e aparecem após 24 horas do consumo. Eles são os vômitos, diarreia, produção excessiva de saliva, sensibilidade abdominal, cólicas, sangue nas fezes, hipertermia e desidratação. A intoxicação em animais acontece normalmente por ingestão de óleo de rícino, torta de mamona, ou resíduos da planta usados como adubo.

Plantas Ornamentais Tóxicas -mamona

Tomate verde: A Solanum lycopersicum seu principio tóxico é a tomatina e é encontrada em altas concentrações nas folhas e frutos verdes, entretanto, se transforma em substância inerte nos frutos maduros. O consumo do tomate verde pode causar arritmias cardíacas, dificuldade de respirar, salivação abundante, diarreia e vômitos.

Plantas Ornamentais Tóxicas -tomate

Violeta: A Viola odorata  tem seu caule altamente tóxico. A ingestão dessa planta Tão comum na decoração dos lares pode causar, quando ingerido em altas doses, severas gastrites, depressão circulatória e respiratória, além de vômitos e diarreias. Seus princípios ativos tóxicos são violinha, acido tânico e salicílico.

Plantas Ornamentais Tóxicas -violeta

Bico-de-papagaio: A Euphorbia-pulcherrima temi uma seiva leitosa tóxica, chamada látex irritante, quando entra em contato com a pele dos animais, pode causar lesões cutâneas e conjuntivite. A ingestão dessa planta pode causar náuseas, vômitos e gastroenterite.

Plantas Ornamentais Tóxicas -bico

Coroa-de-Cristo: O Euphorbia milii, conhecido como arbusto espinhoso é encontrado em jardins e calçadas, sua substância tóxica é o látex irritante, que ao entrar em contato com o animal de estimação pela pele, ou através de ingestão causa reações inflamatórias como inchaço, dor e vermelhidão.

Plantas Ornamentais Tóxicas -coroa

Espada-de-são-jorge: A Sansevieria trifasciata  muito usada nos lares pela crença popular de que traz prosperidade. A Espada-de-são-jorge possui substâncias de alta toxicidade e pode causar aos animais de estimação dificuldade de movimentação e de respiração por causar irritação da mucosa e salivação intensa.

Plantas Ornamentais Tóxicas -espada

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Cuidado com seu animal de estimação seu bom amigo!! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.