Saúde

Planta Cavalinha – Benefícios e Contra Indicações

Planta Cavalinha em Chá conhecida também pelos nomes de cavalinha-dos-campos, cauda-de-cavalo e cola-de-cavalo. Ela possui folhas pequenas com a forma de agulhas e não possui flores nem sementes. Cientificamente tem o nome de Equisetum arvense L e é considerada um dos seres vivos mais antigos do planeta sendo datada no período Paleozoico quando as espécies chegavam a dez metros de altura e dois de diâmetro.

Cavalinha a Planta - Benefícios e Contra Indicações

Benefícios da Planta Cavalinha em Chá

A cavalinha que conhecemos nos dias de hoje são apenas miniatures de seus ancestrais. Ela é originária da Europa e tem sido para várias finalidades entre elas o polimento de madeira e de metais  por causa de seu alto teor de silício.

Abaixo compartilhamos benefícios do Chá de Cavalinha:

– Ácido úrico;

– Celulite;

– Pressão alta;

– Anemia;

– Úlcera;

– Menstruação excessiva;

– Dores de cabeça;

– Estresse e ansiedade;

– Pedra nos rins;

– Pedra na vesícula.

– Osteoporose;

– Obesidade;

– Flacidez na pele e músculos;

– Hemorragias nasais;

– Reumatismo.

Contra Indicações da Planta Cavalinha

Os silicatos presentes na planta podem desencadear problemas digestivos e dores abdominais. A planta também pode causar dores de cabeça, perda de apetite, fraqueza muscular, arritmias, hipotensão e falta de coordenação.  Outros efeitos indesejáveis causados pela cavalinha são nervosismo e taquicardia.

As contra indicações da erva cavalinha, podem aparecer especialmente em algumas doenças, como por exemplo:

– Hipotensão;

– Disritmia;

– Depressão;

– Na gravidez, lactação e crianças.

A erva cavalinha é muito boa para o tratamento de diversos problemas de saúde, mas é importante ter em mente os seus efeitos colaterais e contra indicações, para evitar outras complicações.

Cavalinha a Planta - Benefícios Contra Indicações

Abaixo compartilhamos como fazer chá de cavalinha com abacaxi:

– 1 litro de água;
– 50 g de ramos frescos de cavalinha;
– 100 g de casca de abacaxi.

Ferva 1 litro de água, após a sua fervura, desligue o fogão e adicione as 50 g de ramos frescos de cavalinha e as 100 g de casca de abacaxi. Aguarde por dez  minutos, coe e beba o chá morno de duas a três xícaras de chá ao dia.

Respeite a dose máxima indicada porque o excesso de chá de cavalinha no organismo pode causar problemas de eliminação exagerada de minerais pela urina, como por exemplo, a eliminação de potássio.

O Chá de Cavalinha também pode ser usado em processos terapêuticos externos na cicatrização de feridas, gargarejo para aftas e amidalites, erupções cutâneas e úlceras. Esses procedimentos devem ser realizados através de um banho ou lavagem com a planta da Cavalinha.

Cavalinha a Planta - Benefícios e Contra

Abaixo compartilhamos como fazer banho de Cavalinha:

– 3 punhados de talos secos de cavalinha;
– Uma banheira com água até a sua metade.

Coloque os três punhados de talos secos de cavalinha dentro de uma banheira com água até a sua metade. A água deve permanecer em temperatura ambiente. A pessoa dever permanecer com o corpo mergulhado na água por cerca de dez minutos. Em seguida pode tomar banho normalmente.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Cavalinha uma das espécies mais antigas do planeta!! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.