Diversos

Piometra Em Cadelas – Sintomas e Tratamento

Piometra Em Cadelas ainda é um assunto que costuma deixar os donos de animais muito preocupados é um problema de saúde que atinge apenas as cadelas, a doença acontece por causa de uma infecção bacteriana que se aloja no útero do animal. A Piometra raramente surge em filhotes, pois para ela acontecer a cadela tem que produzir hormônios sexuais, o que só ocorre depois do primeiro cio.

Piometra Em Cadelas – Sintomas e Tratamento

Sintomas da Piometra em Cadelas

A Piometra é uma infecção bacteriana que surge no endométrio o tecido que reveste as paredes internas do útero. Elas ocorrem por causa das mudanças hormonais no aparelho reprodutor das fêmeas. Durante o cio, os glóbulos brancos do sangue, que normalmente protegem contra infecções, são impedidos de entrarem no útero. Isso permite que o esperma entre no aparelho reprodutor da fêmea sem ser danificado ou destruído pelos glóbulos brancos. Após o cio da cadela, o hormônio progesterona permanece com níveis altos por até dois meses e isto causa o espessamento da parede uterina, preparando o útero para uma gravidez e desenvolvimento dos filhotes.

Piometra Em Cadelas – Sintomas e Tratamento

Se a cadela não engravidar por vários cios seguidos, o revestimento do útero continua a aumentar em espessura, facilitando a formação de cistos dentro dos tecidos chamados de Hiperplasia Endometrial Cística. O endométrio, tecido que reveste as paredes internas do útero, expelem fluidos que criam o ambiente ideal para as bactérias proliferarem. Os níveis elevados de progesterona também inibem a capacidade dos músculos na parede do útero a se contraírem e expelirem líquidos ou bactérias acumuladas.  Tudo isso junto acabam por proporcionar a infecção chamada de Piometra.

Piometra Em Cadelas – Sintomas e Tratamento

Existem duas formas de Piometra a aberta onde a cadela apresenta corrimento com pus. Normalmente após dois meses que a cadela teve o cio e a fechada com o colo uterino fechado e não há presença de corrimento, por isso é uma forma mais silenciosa da doença sendo o tipo mais perigoso já que normalmente o dono só percebe a doença quando ela já atingiu um estágio muito avançado.

Abaixo compartilhamos os  Sintomas da Piometra:

– Pus pode ou não escorrer da vagina / vulva (no caso da Piometra aberta);
– Descarga vulvar com líquido espesso, escuro e fétido;
– Aumento da sede / aumento da micção;
– Alargamento do abdômen como o útero se enche de pus;
– Letargia (inconsciência);
– Falta de apetite;
– Perda de peso (pois a cadela, estando indisposta, não se alimenta);
– Alargamento do abdômen (barriga inchada);
– Febre;

– Desidratação.

 Tratamento da Piometra Em Cadelas

Alguns donos de cadelas optam por dar injeções anticoncepcionais para evitar gravidez, mas não é uma boa opção porque as injeções de hormônio facilita o aparecimento da Piometra nas cadelas. É necessário estar sempre atento a sua cachorrinha porque elas não podem contar o que esta acontecendo e ao perceber qualquer sinal de mudança em seu jeito é bom verificar se há algum problema.

Piometra Em Cadelas – Sintomas e Tratamento

Ao fazer os exames necessários se a cadela for diagnosticada com a Piometra é provável que deva ficar internada. Ela receberá remédios intravenosos (na veia) e antibióticos para combater a infecção. Quando ela estiver estabilizada, a castração é recomendada pelo veterinário para evitar que piore o quadro ou que a Piometra volte a ocorrer. Normalmente essa castração é feita o mais rapidamente possível para evitar insuficiência renal ou uma infecção generalizada a septicemia. Se sabe que a castração é a melhor opção para prevenir a Piometra, pois sem o útero ela não  pode acontecer.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria! Fique atento aos sinais e proteja sua cachorrinha! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.