Diversos

Pimenta – Como Cultivar

Pimenta é muito empregada para fins medicinais e há muitas cultivares de pimenta que são cultivadas como plantas ornamentais. Existem cinco espécies do gênero Capsicum que são as mais escolhidas para fazer o cultivo. Elas na verdade são pimentões com o sabor mais ou menos ardidos e existem aproximadamente vinte e sete espécies, entretanto algumas podem trazer algum risco na alimentação.

Pimenta – Como Cultivar

Como Cultivar Pimenta

Existem mais de vinte espécies de pimentas no gênero Capsicum, mas somente 5 espécies costumam ser cultivadas. Seus frutos tem sabor picante e são muito apreciados na culinária de várias regiões do mundo, mas nem todas as cultivares produzem as substâncias que geram a sensação de ardência ou as produzem em quantidade suficiente para deixar o fruto picante.

Pimenta – Como Cultivar

Compartilhamos abaixo como plantar sementes de pimenteira:

Semeie direto no lugar definitivo, na superfície do solo e recobrindo, levemente, as sementes, com terra solta, ou semeie em copinhos, ou na bandeja de germinação, que ficará mais fácil de cuidar das mudinhas

Mantenha o solo sempre úmido e controle a evaporação cobrindo as sementes com filme plástico, por exemplo.

A germinação deve acontecer em até 15 dias da semeadura e o transplante, para o local definitivo, deverá ser feito quando as mudinhas atingirem os 10 cm de altura.

Cada pimenteira necessitara de espaço lateral para se espalhar, por isso, deixe de 20 a 60 cm entre cada muda, dependendo da variedade que for semear e, entre linhas, de 60 a 120 cm  isto para quem deseja fazer um cultivo maior do que os vasos da varanda.

Durante o cultivo da pimenteira mantenha alguns cuidados como retirar as ervas do vaso da sua pimenta para que não haja comprometimento nutricional, se os frutos tombarem coloque tutores, como nos tomateiros e na hora de colher a pimenta fique atento com seus olhos, nariz e boca porque sua ardência ficará nas mãos procure utilizar uvas.

A colheita pode ser feita entre  80 a 150 dias após a germinação. A pimenteira é uma planta perene de vida curta que, em boas condições, poderá produzir por alguns anos.

Pimenta – Como Cultivar

Compartilhamos abaixo cuidados com a pimenteira:

As pimenteiras são espécies tropicais e subtropicais e sua origem é do continente americano sendo assim se comportam muito bem em uma faixa de temperatura bastante ampla, entre os 16ºC e os 34ºC. Mas elas se dão melhor na faixa mediana dos 26ºC, sem variações abruptas porque não suportam geadas nem mudanças bruscas de temperatura.

Existem algumas variedade que necessitam um clima úmido constante e este é o caso da pimenta Habanero e da Scotch bonnet e outras gostam de um clima mais seco, como as Jalapenha e a Caiena.

Toda pimenteira gosta de alta luminosidade e de receber o sol direto tantas horas quantas possível. Justamente porque são plantas do nosso continente, o mais iluminado de todos.

O solo do plantio da pimenteira não pode ser pesado, por isso os cuidados com o vaso é importante exigindo que seja bem drenado, com uma mistura de solo fértil, rico em matéria orgânica e leve, bem estruturado e a areia e lascas de madeira são uma boa escolha. O pH do solo pode até ser um pouco ácido já que as pimenteiras se dão bem entre os 5 e os 8 graus, por exemplo, a Capsicum annuum – pH entre 6 e 7,5 – e as Capsicum chinense – pH entre 5 e 6.

A pimenteira precisa ser regada frequentemente de maneira que a terra do vaso se mantenha úmida, mas sem que fique encharcada ou poderá matar sua planta.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria! Mais uma planta que pode ser cultivada em casa para seus pratos culinários! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.