Diversos

Picada de Escorpião – Como Tratar e Evitar

Picada de Escorpião causa uma dor muito forte e pode haver inchaço e vermelhidão ou formigamento no lugar da picada. Se junto com estes sintomas sentir náuseas ou vômito, suor excessivo, agitação, tremores, salivação, aumento dos batimentos cardíacos e da pressão arterial, é importante ir imediatamente para o hospital. Se for possível, leve o escorpião que lhe picou para ser feita a identificação e uso do soro escorpiônico.

picada-de-escorpiao-como-tratar-e-evitar

Como Tratar Picada De Escorpião

O aumento de escorpiões esta ligado ao impacto ambiental causado pelo crescimento desordenado, desmatamento, baixo saneamento básico e à proliferação de insetos que são a base de sua alimentação, por exemplo, as baratas.

picada-de-escorpiao-como-tratar-e-evitar

Abaixo compartilhamos como tratar picada de escorpião:

– Lave o local da picada com água e sabão e leve a vítima para o serviço médico mais próximo  de preferência leve também o animal que causou o acidente, para identificação de suas características.

– Em acidentes analisados como leves haverá inchaço, vermelhidão, calor e pelos eriçados no local da picada. Nos casos moderados, somam-se sintomas como vômitos, náuseas, hipertensão e taquicardia. Segundo os especialistas, os acidentes graves provocam vômitos intensos e frequentes, muita sudorese, agitação, aumento ou diminuição da frequência cardíaca, arritmias, contrações musculares, edema e choque.

picada-de-escorpiao

– Não é aconselhável usar veneno para combater os escorpiões, porque o desalojamento temporário pode favorecer a dispersão dos focos e o aumento da população do animal. 

– Os escorpiões têm hábitos noturnos e costumam se esconder durante o dia sob cascas de árvores, pedras, tijolos, troncos podres, madeiras empilhadas, fendas, muros e porões, além de locais onde se acumula o lixo doméstico. São mais ativos durante os meses quentes do ano, mas em épocas de muita chuva podem sair em busca de abrigo em áreas secas e residências.

Como Evitar a Picada de Escorpião

Os ataques com escorpiões são mais comuns na temporada de início das chuvas, sobretudo se o local tiver passado por dedetização esses animais têm a capacidade de fechar seus estigmas pulmonares por extensos períodos de tempo e por causa disto não morrem com o veneno pulverizado.

picada-de-escorpiao

Abaixo compartilhamos como evitar a picada de escorpião:

Elimine as baratas, que são um bom alimento para os escorpiões; 
Tampe os ralos de chão, pias e tanques; 
Observar com cuidado os panos de chão e as roupas úmidas antes de apanhá-los;
Observe sempre com muita atenção os sapatos e roupas, sacudindo-os antes de calçá-los ou vesti-los;
Não mate sapos e lagartos. Para as galinhas o escorpião é um bom alimento; 
Tenha cuidado para não ser picado nas mãos, ao mexer em montes de lenha, tijolos, entulhos, folhagens e buracos; 
Mantenha as camas afastadas da parede;
Reboque  paredes e muros para que não apresentem vãos e frestas; 
Evite plantas ornamentais densas, arbustos e trepadeiras junto a paredes e muros das casas.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria! Se for picado por um escorpião busque ajuda médica rapidamente! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.