Receitas

Peru Perfeito No Natal – Dicas

Peru Perfeito No Natal é o que todos desejam para poder ter uma ceia inesquecível junto com a família e convidados. Saborear uma boa comida e comemorar as festas natalinas é sempre um momento inesquecível.

Peru Perfeito No Natal - Dicas

Dicas Para Peru Perfeito No Natal

O peru perfeito para o Natal deve ficar suculento, bem macio por dentro e todo crocante e douradinho por fora. E seguindo algumas dicas simples é possível conseguir fazer para a família este delicioso prato natalino e deixar todos muito felizes.

Abaixo compartilhamos algumas dicas para o peru perfeito no Natal:

O recheio é muito importante e para fazê-lo refogue os miúdos do peru (coração, fígado e moela bem picadinhos e pescoço desfiado), com cebola, alho, pimenta, sal e azeite. Para ficar mais saboroso coloque ovo cozido, castanha de caju, nozes, amêndoas e o que mais lhe agradar tudo muito bem picado. Recheie o peru antes de colocar no forno e feche a abertura traseira com a ajuda de palitos e barbantes e recheie o peru pela abertura do peito.

Para deixar seu peru bem macio o peru precisa estar bem assado e para isso coloque em uma assadeira grande e cubra com papel alumínio, com a parte brilhante voltada para dentro, aumentando assim, o calor. Deixe no forno médio (de 160ºC a 180ºC) por cerca de 2 horas.

Peru Perfeito No Natal - Dicas

Conseguir deixar a casquinha crocante e sem ficar ressecada é outra etapa importante do preparo do peru. Para isso, retire o papel alumínio, e, com um pincel de cozinha, besunte a ave generosamente com manteiga. Encha a assadeira com água até a metade e leve novamente para o forno. É preciso passar a manteiga e regar o peru com o caldo a cada trinta minutos até que o termômetro que vem no peru salte. Isso deve demorar aproximadamente duas horas.

O acompanhamento também ajuda a melhorar o prato e as batatas com gostinho de peru são excelentes. Para fazê-las aproveite o caldinho que se forma na assadeira do peru e acrescente algumas batatas cozidas cortadas ao meio em volta da ave, salpicando sal e pimenta por cima. As batatas vão ficar com gostinho de peru e ainda vão decorar a travessa que vai à mesa. Na hora de besuntar o peru aproveite e passe um pouco de manteiga nas batatas e não se esqueça de virá-las para que tempere o outro lado! Se desejar coloque alguns dentes de alho soltos e ramos de tomilho e alecrim que ajudam dar um toque especial no sabor.

Peru Perfeito No Natal - Dicas

Um molho especial e bem fácil de fazer para acompanhar este lindo prato. Encha a assadeira após retirar o peru com água e leve ao fogão em fogo médio, raspando o fundo com uma espátula. A gordura vai derreter com o tempo e o molho vai encorpar. Para dar um toque especial junte um pouco de suco de laranja ou de espumante.  Deve ser coado antes de ser colocado em uma molheira!

A apresentação também é fundamental já que o sucesso do prato depende muito da aparência. Caprichar na apresentação fará seus convidados ficarem com água na boca. Coloque o peru em uma travessa grande de inox e distribua as batatas e algumas frutas secas ao redor, regando tudo com o molho. Ervas como alecrim e tomilho, além de gostosas, são ótimas para ajudar a decorar, mas não coloque muito.

Peru Perfeito No Natal - Dicas

A farofa também é excelente para acompanhar o peru então se tiver tempo faça esta receitinha. Refogue cebola e bacon em azeite em uma frigideira e quando o bacon tiver liberado a gordura e a cebola estiver douradinha e molinha junte pedaços de azeitona e ovo cozido e acerte o sal e a pimenta. Para dar um toque natalino junte também uvas passas ou ameixas. Acrescente a farinha de mandioca e um pouquinho de molho do peru e mexa bem em seguida desligue o forno e acrescente um pouco de batata palha.

Abaixo compartilhamos uma receite de peru com  Ana Maria, “Mais Voce”:

https://youtu.be/njOL7XPcDxk

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria! Passar o Natal em boa companhia e com uma mesa repleta de pratos deliciosos! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.