Diversos

Parvovirose Canina – Causas e Sintomas

Parvovirose Canina é uma das infecções contagiosas mais comuns que acontece com cachorros. A incidência é mais altas entre os filhotes, embora ela também possa afetar os cães adultos. A doença é transmitida pelo parvovírus canino, que foi identificado em 1978 e, quando não tratado a tempo pode levar o animal à morte em poucos dias.

Parvovirose Canina – Causas e Sintomas

Causas da Parvovirose Canina

A parvovirose é muito grave e afeta o sistema digestivo, os glóbulos vermelhos do sangue e, nos filhotes tanto os nascidos como os que ainda estão no ventre da mãe pode danificar o músculo cardíaco. Existe uma vacina preventiva, mas até mesmo alguns cachorros vacinados podem ser infectados. Os filhotes são mais sensíveis, já que existe um período de suas vidas quando imunidade natural oferecida pelo leite materno termina e seu próprio sistema de imunidade ainda não esta desenvolvido completamente.

Parvovirose Canina – Causas e Sintomas

O filhote pode contrair o vírus direto de um cachorro adulto vacinado, uma vez que a vacina aplicada nele não tem a mesma eficácia do que em um adulto. Este vírus é resistente aos desinfetantes e sobrevive durante muito tempo em condições agressivas de calor, frio, seca, umidade e consegue contaminar as superfícies dos canis, outros locais onde os cães ficam hospedados, coleiras, guias, recipientes onde comem, os próprios alimentos.

Parvovirose Canina – Causas e Sintomas

O vírus da parvovirose é transmitido por contato direto e no principio ele aparece nas fezes dos cachorros infectados permanecendo latente. Ele pode ser transportado nas patas ou no pelo dos cães, no sapato dos humanos, nas gaiolas dos animais, etc. Os parques e regiões frequentados no dia a dia por cachorros são os locais onde a possibilidade de contágio é mais alta. O vírus também é transmitido por via intrauterina caso a cadela infectada engravidar, os filhotes nascerão contaminados.

Sintomas da Parvovirose Canina

Os cachorros que não receberam a vacina contra o parvovírus canina têm maior probabilidade de serem infectados. Por isso é importante que o filhotinho não saia de casa até que tenha completado o calendário de vacinação. Existem algumas raças como o Rottweiler, o Doberman e o Labrador que são mais predispostas a serem contaminadas pelo parvovírus.

Parvovirose Canina – Causas e Sintomas

Os sintomas visíveis da parvovirose são diarreia severa (muito frequente e com sangue), vômitos, febre, perda de apetite, depressão, sonolência e desidratação. Como resultado dos vômitos e da diarreia, a desidratação é muito rápida e a maioria das mortes acontece durante as 48 a 72 horas seguintes ao aparecimento dos sintomas. Os filhotes com menos de três meses podem sofrer uma inflamação no coração e a diarreia não aparece o que dificulta o diagnostico da doença e o animal pode morrer em poucos dias uma vez que o dano cardíaco é extremo.

Parvovirose Canina – Causas e Sintomas

Para fazer o diagnostico correto no animal é necessário realizar um exame laboratorial já que os sintomas externos são bastante parecidos com os de outras doenças. Não existe um tratamento específico para debelar a infecção, mas é possível estimular as defesas do cachorro para que seu próprio sistema imunológico lute contra a doença. Durante a doença é preciso controlar a diarreia e os vômitos e prevenir as infecções secundárias.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria! Parvovirose Canina é uma infecção agressiva e pode custar a vida do animal! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.