Receitas

Pão-Biscoito Ana Maria Braga em 17/09/2013 – Receita

Inovar na cozinha é sempre bom, pois aumenta as opções na hora de oferecer seja um almoço, ou jantar, ou até mesmo um café da tarde, para a família e os amigos. Por isso, as pessoas sempre buscam inventar novas receitas, usando a criatividade e ousadia, sendo que na maioria das vezes, o resultado é bom e agrada. A receita que ensinaremos é um pão diferente, pois ao mesmo tempo é um biscoito. Uma deliciosa receita doce, perfeita para um café da manhã ou lanche da tarde. Prepare o papel e a caneta e veja todas as informações.

pao-biscoito

Receita

Ingredientes

Pão:
1 pacote (10 g) de fermento seco
1 xícara de chá (120 ml) de água
1 ovo batido
4 colheres de sopa (50 g) de açúcar
2 xícaras de chá (300 g) de farinha de trigo
1/2 colher de chá de sal
2 colheres de sopa (20g) de manteiga cortada em cubos

Açúcar granulado a gosto para polvilhar

Biscoito:
6 colheres de sopa (80 g) de manteiga

6 colheres de sopa (60 g) de açúcar
Raspas de 1 limão
2 colheres de sopa de leite
2 gemas
1 2/3 xícaras de chá (200 g ) de farinha de trigo peneirada
1/2 colher de chá de fermento em pó

Modo de Preparo

Biscoito:
Em uma tigela grande, coloque as 6 colheres de manteiga, 6 colheres de açúcar e misture com as mãos até formar uma pasta esbranquiçada. Depois da pasta se formar, adicione raspas de 1 limão, 2 colheres leite, as gemas e misture utilizando uma colher de pau. Quando os ingredientes já estiverem bem misturados, junte a farinha de trigo peneirada, o fermento em pó e misture até ficar com uma consistência homogênea. Faça uma bola com a massa, embrulhe com plástico filme e leve para a geladeira por 20 minutos para descansar.

 

Pão:
Em uma tigela grande também, coloque o pacote de fermento seco, 120 ml de água e misture até dissolver o fermento. Adicione na mistura 1 ovo batido, 4 colheres de açúcar, a farinha de trigo e 1/2 colher de sal. Misture até formar uma massa.
Transfira essa massa para uma superfície lisa e sove bem até ficar macia. Esse processo leva em média 10 minutos. Espalhe sobre a massa a manteiga cortada em cubo e sove novamente até voltar a ficar lisa. Para ficar com essa consistência lisa novamente, o processo deve demorar em torno de 5 minutos. Faça uma bola e coloque na superfície polvilhada com farinha. Cubra a massa com a própria tigela e deixe descansar 30 minutos.

Montagem:
Divida a massa em 15 porções semelhantes em formatos de bolinhas. Abra a massa de biscoito e corte 15 discos de aproximadamente 8 centímetros de diâmetro cada um.
Coloque um disco de biscoito sobre cada bola de pão e faça uma marca em forma de quadrado, utilizando as costas de uma faca.
Coloque as massas em uma assadeira polvilhada com farinha de trigo e depois polvilhe com açúcar cristal em cada massa de pão-biscoito. Deixe as massas por cerca de 40 minutos para crescer o tamanho e depois leve ao forno médio pré-aquecido a 180°C por aproximadamente por 20 minutos ou até dourar. Retire do forno e deixe esfriar. Essa 15 porções.

Big1News, trazendo o melhor para você. Não se esqueça de deixar o seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.