Saúde

Pano Branco ou Pitiriase Versicolor – Sintomas, Causas e Tratamento Caseiro

Pano Branco ou Pitiriase Versicolor também conhecido como micose de praia. É uma doença de pele causada pelo fungo Malassezia furfur, que produz uma substância chamada ácido azeláico, que impede a pele de produzir melanina quando exposta ao sol. No local onde tem este tipo de fungos a pele não fica bronzeada como o resto do corpo. Desta maneira fica com um aspecto mais branco, levando ao surgimento de pequenas manchas brancas.

Pano Branco ou Pitiriase Versicolor – Sintomas, Causas e Tratamento Caseiro

Sintomas do Pano Branco ou Pitiriase Versicolor

Este tipo de infecção por fungo é bem comum em climas quentes e úmidos, sendo, por isso, muito frequentem em vários locais do Brasil. As alterações da pele podem aparecer mais frequentemente no peito, pescoço, couro cabeludo e braços e, em muitos casos, as manchas podem ser muito leves. Também existem casos em que as manchas podem causar alguma coceira, especialmente durante o verão.

Pano Branco ou Pitiriase Versicolor – Sintomas, Causas e Tratamento Caseiro

Compartilhamos abaixo alguns sintomas de pano branco na pele:

-Manchas circulares amareladas ou esbranquiçadas;

-Descamação da pele;

-Manchas brancas que aumentam lentamente de tamanho;

-Manchas que desaparecem após o verão.

O  dermatologista é capaz de identificar o pano branco apenas ao observar a pele e o couro cabeludo. Mas, se houver dúvidas, é possível confirmar o diagnóstico através da lâmpada de Wood. Este exame usa uma luz escura sobre a pele que faz com que os locais afetados pelo fungo brilhem, confirmando o diagnóstico.

Causas do Pano Branco ou Pitiriase Versicolor

O pano branco é causado pelo desenvolvimento do fungo Malassezia furfur na pele e, por isso, pode surgir em qualquer um. No entanto, esse fungo é mais frequente em casos de calor em excesso, oleosidade da pele, excesso de suor na pele ou pré-disposição genética. Além disso, pessoas com o sistema imune enfraquecido, como crianças, idosos ou com doenças autoimunes, como HIV, lúpus ou artrite reumatoide, também têm maiores chances de ter esta infecção da pele.

Pano Branco ou Pitiriase Versicolor – Sintomas, Causas e Tratamento Caseiro

Por isso é indispensável consultar um dermatologista sempre que surgirem manchas pelo corpo. O tratamento para pano branco inclui o uso de xampus e sabonetes antifúngicos, pomadas e comprimidos de cetoconazol ou fluconazol em alguns casos.

Tratamento Caseiro Para Pano Branco ou Pitiriase Versicolor

Existem alguns remédios caseiros que resolvem o problema em poucas aplicações. Eles são fáceis de preparar e bem acessível para todos deixando o tratamento em cota e que pode ser feito rapidamente.

Pano Branco ou Pitiriase Versicolor – Sintomas, Causas e Tratamento Caseiro

Compartilhamos abaixo tratamentos caseiros para pano branco:

-Corte um pepino e coloque no álcool, deixando curtir durante alguns dias. Após esse período, aplique o líquido na região da pele afetada;

-Esmague algumas folhas de pé-de-feijão e passe o suco na região afetada. Deixe por 20 minutos. Repita este processo por 5 vezes com intervalo de 1 dia entre uma aplicação e a outra;

-Adicione três colheres de sopa de bicarbonato de sódio em 1 litro de água. Agite bem e aplique na região da pele afetada;

Misture os seguintes ingredientes:

-uma colher de azeite de oliva;

-25 gramas de enxofre;

-1 tablete de cânfora;

– 2 tabletes de sebo de Holanda.

Misture até que se forme uma pasta. Aplique a pasta resultante diretamente sobre o local afetado;

-Adicione 4 comprimidos de Melhoral adulto em ½ vidro de leite de colônia. Passe todos os dias até que a mancha desapareça da pele. Atenção: Caso você seja alérgico a algum desses produtos, não faça essa receita!

Chá de folhas de aipim:

As folhas de aipim são ricas em aminoácidos, ferro, vitamina A e sais minerais e são ótimas para tratar qualquer doença de pele.
Ingredientes necessários:
– 3 folhas secas de aipim;
– 250 ml de água.
Modo de preparar:
Colocar os ingredientes em uma panela e deixar ferver por aproximadamente 15 minutos. Quando esfriar, coar e lavar a região do corpo afetada com o chá, após o banho.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? É de fundamental  importância se consultar com um dermatologista no caso de aparecimento de manchas na pele! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.