Receitas

Como Fazer Panetone Caseiro – Receita

panetoneO Natal é uma época festiva marcada por muitas tradições, como decorações, personagens, e comida. Um dos pratos mais lembrados nessa época e típico de fim de ano, é o Panetone. De origem italiana, mais especificamente da cidade de Milão, o Panetone é um pão doce, recheado com frutas cristalinas e é um dos maiores símbolos do Natal. Com o passar dos anos, sua versão original foi sendo modificada, dando origens ao Chocotone ou Colomba Pascal, por exemplo.
Se você deseja aprender a fazer um delicioso Panetone para servir na sua ceia de fim de ano, prepare o lápis e o papel e anote passo a passo.

Receita

Ingredientes:
7 tabletes de fermento para pão esmigalhados (105 gramas)
1/0 xícara de água morna
7 xícaras de farinha de trigo
6 ovos
3/4 xícara de manteiga derretida
1 xícara de açúcar refinado
1/2 colher de sopa de sal
1 colher de sopa de casca de laranja ralada.
250 gramas de frutas cristalizadas picadas
250 gramas de uvas-passa sem semente.

Como Fazer:

Dissolva o fermento na água morna e misture com 3/4 xícara de farinha de trigo. Reserve a mistura em uma tigela grande, cubra de deixe crescer por duas horas.
Depois de deixar a massa crescendo por duas horas, acrescente mais 3/4 de xícara de farinha de trigo e deixe crescer novamente por mais duas horas.
Quando passar as outras duas horas, acrescente à massa os ovos, manteiga, açúcar, sal, casca
panetone-natalde laranja e vá colocando aos poucos o restante da farinha de trigo. No início, misture os ingredientes com uma colher de pau, depois deixe a colher de pau e vá misturando com as mãos.
Coloque a massa em uma superfície lisa, polvilhada com farinha de trigo e amasse com as mãos fechadas durante cinco minutos. Faça sempre movimentos de dentro para fora e vice-versa.
Divida a massa em duas partes e abra um retângulo medindo 40 cm x 35 cm. Misture as frutas cristalizadas com as passas, e distribua metade das frutas sobre uma das partes. Enrole a massa no sentido do comprimento e dobre as pontas para o centro. Depois sobre ao meio deixando as pontas para baixo.
Forme uma bola com a massa e coloque em uma forma de papel de 1 kg (própria para Panetone). A forma deverá estar untada com manteiga.
Faça o mesmo processo com o restante da massa e das frutas.
Deixe as massas crescerem por mais duas horas, ou até que dobrem de volume.
Leve os Panetones ao forno, com temperatura de 150° C. O forno deve ser pré-aquecido durante uma hora. Depois de 45 minutos, a superfície do Panetone estará dourada. Abra o forno, cubra com alumínio as formas e termine de assar.

Big1News, trazendo o melhor para você. Não se esqueça de deixar o seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.