Saúde

Pancreatite – O Que É, Causas e Como Tratar

Pancreatite é uma inflamação do pâncreas, entretanto  não se sabe ao certo qual mecanismo pelo qual tem inicio essa inflamação. O pâncreas é uma glândula que esta localizada atrás do estômago  perto do duodeno. Por produzir sucos digestivos e enzimas tem importante papel na digestão dos alimentos e metabolismo dos nutrientes. Essa glândula ainda é responsável por produzir insulina e glucagon, hormônios que controlam os níveis de glicose no sangue.

Pancreatite - O Que É, Causas e Como Tratar

O Que é Pancreatite e Causas

Pancreatite  é uma inflamação do pâncreas que pode ocorrer de forma aguda ou crônica. Quando o caso é mais leve ele pode desaparecer sem tratamento, mas em casos mais graves podem acontecer complicações com risco de vida. A Pancreatite aguda acontece de maneira muito repentina. A inflamação geralmente desaparece dentro de poucos dias, logo que o tratamento se inicia. De acordo como DATASUS, no Brasil são registrados aproximadamente de 5,9 casos a cada 100 mil habitantes todos os anos. Os cálculos biliares são a causa mais comum da pancreatite aguda. O cálculo biliar é uma massa pequena e sólida que se forma a partir de bile na vesícula. O pâncreas e a vesícula biliar se ligam pelo ducto biliar, onde a bile e outras enzimas digestivas passam enquanto acontece a digestão. Os cálculos podem criar inflamação do ducto biliar e no pâncreas. O alcoolismo também contribui para a pancreatite aguda.

Pancreatite - O Que É

Pancreatite crônica é aquela em que a inflamação se repete. Aqueles que sofrem de pancreatite crônica podem ter danos permanentes no pâncreas. Sua incidência é estimada entre cinco e dez casos para cada 100mil indivíduos por ano. A inflamação de longa duração acaba por desenvolver um tecido de cicatrização que pode fazer o pâncreas parar de produzir a quantidade normal de enzimas digestivas. Com isso o resultado é a dificuldade de digerir gorduras.

Abaixo compartilhamos sintomas de Pancreatite:

Os sintomas da pancreatite podem ser agudos ou crônicos.

Na forma aguda, os sintomas mais comuns são:

– Dor abdominal intensa e de início abrupto que pode irradiar para as costas. A dor é chamada "dor em barra", pois toda a parte superior do abdome dói.

– Náuseas e vômitos.

– Dificuldade de eliminação das fezes e da urina.

– Icterícia (ou "amarelão") também pode acontecer.

Nas formas crônicas podem ocorrer, além dos sintomas acima:

– Diarreia com eliminação de gordura (fezes que bóiam no vaso e são brilhantes).

– Sinais e sintomas de hiperglicemia (são os sinais e sintomas do diabetes mellitus).

Além de:
– Fezes gordurosas;
– Ansiedade;
– Calafrios;
– Febre;
– Pele viscosa;
– Transpiração;
– Fraqueza;
– Perda de peso.

Como Tratar Pancreatite

Na pancreatite aguda, o tratamento requer internação hospitalar para que o paciente fique em jejum e receba hidratação com soro na veia. Por não haver nenhuma medicação específica capaz de desinflamar o pâncreas, é preciso deixá-lo em repouso até que a inflamação regrida, o que normalmente acontece. Existe casos em que a inflamação pode piorar, lesionando, além do pâncreas, órgãos como fígado e pulmões. Isso faz com que os doentes entrem em choque e devam ser levados para a unidade de terapia intensiva (UTI). Em  outros casos podem ocorrer infecção e necrose da glândula, e através de cirurgia retira-se a parte necrosada.

Pancreatite -

O tratamento da pancreatite crônica  é clínico e deve ser feito a partir de repouso, e de uma dieta livre de alimentos gordurosos, mas que tenha alimentos ricos em hidratos de carbono. As dores abdominais devem ser controladas com analgésicos receitados pelo médico. Pacientes que tenham diarreia e insuficiência na produção de enzimas podem receber via oral as enzimas digestivas que não conseguem produzir. Os diabéticos devem controlar a alimentação e fazer uso de alguns medicamentos.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Pancreatite a inflamação do pâncreas é necessário que se procure um médico para diagnóstico e tratamento! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.