Saúde

Ouvido Entupido – Causas e Como Desentupir

Ouvido entupido dá uma sensação muito ruim e é conhecido como autofonia e pode acontecer por motivos variados. O mais comum é quando existe uma mudança de altitude em caso de descida de serra ou decolagem de avião, por exemplo. Isto acontece por causa da diferença de pressão entre a orelha externa e a média.

Ouvido Entupido

Causas e Como Desentupir Ouvido Entupido

Problemas nos dentes como o bruxismo pode causar o entupimento dos ouvidos quando existe o deslocamento errado da mandíbula. Para diminuir o problema é necessários fazer um tratamento odontológico. Uma das causas acontece dentro do ouvido médio onde existem três ossículos que ajudam na transmissão das ondas sonoras até a cóclea no ouvido interno. Seus movimentos são conjuntos com o tímpano através de contrações dos músculos bem pequenos que diminuem os sons que podem prejudicar a audição. Se a cadeia de movimentos tiver problemas a sensação do ouvido tampado aparece. São os bebês e as crianças que mais tem estes problemas porque as suas características anatômicas e funcionais dentro da tuba auditiva favorecem que os ouvidos fiquem entupidos.

Abaixo compartilhamos algumas formas de desentupir seu ouvido:

Gargarejar:  Coloque o líquido na garganta sem o engolir. A água salgada ajuda a desentupir os ouvidos quando a causa é uma constipação ou gripe.

Modo de Fazer:

Em um copo de água quente coloque uma colher de sal e gargareje este líquido por um período de vinte a trinta segundos e deite fora. Repita várias vezes até começar a sentir o efeito. 

Ouvido Entupido gargarejo

Descongestionante nasal: Se a causa do entupimento do ouvido for uma constipação ou gripe, use um descongestionante nasal. Os descongestionantes nasais também agem sobre o ouvido ajudando a remover as impurezas. 

Ouvido Entupido descongestionante

Vapor de água: Usar a inalação de vapor de água é fácil e rapidamente pode desentupir seus ouvidos se for causada por constipação ou gripe. O vapor de água ajuda a dissolver e soltar a cera dos ouvidos acabando com o entupimento.

Modo de fazer:

Despeje água quente em uma bacia, coloque algumas gotas de óleo de lavanda ou eucalipto, cubra a cabeça com uma toalha e inale o vapor bem devagar até desentupir seu ouvido.

Ouvido Entupido vapor

Bocejar e chicletes: Normalmente quando o avião aterrissa ou a descida rápida em uma serra com o carro pode causar a variação rápida da pressão atmosférica e isto acaba entupindo seu ouvido. Quando isto acontecer boceje frequentemente ou mastigue chicletes para aos poucos acabar com a pressão interior. Outra maneira para acabar com a  pressão nos ouvidos é tapar as narinas e, lentamente, tentar expirar.  

Ouvido Entupido bocejar

Manobra de Valsalva Maneuver: Você pode facilmente se livrar de ouvidos entupidos realizando a manobra com Valsalva. Vai aliviar a congestão e a dor no ouvido.

Como Fazer
– Feche a boca e prenda as narinas com os dedos, em seguida, respire e solte profundamente o ar.
– Sopre o ar para fora de seu nariz para regular a pressão do ar. Se você fizer corretamente, você ouvirá um leve som de estalo que significa que as trompas de Eustáquio estão abertas novamente.
– Não assue o nariz com muita força, pois pode causar danos ao tímpano.

Ouvido Entupido Manobra

Lembrando que se o entupimento dos ouvidos continuarem a persistir é bom sempre consultar um médico.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Ouvido entupido é muito ruim e causa muito desconforto!! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.