Saúde

Otites – Causas, Sintomas e Como Tratar

Otites são inflamações no ouvido, muito comum em crianças pequenas. As otites podem acontecer por inflamação da pele do conduto auditivo (orelha externa), são chamadas de otite externa, ou por inflamação da cavidade chamada de ouvido ou orelha média, e recebe o nome de otite média.

Otite - Sintomas, Causas e Como Tratar

Causas  das Otites

O ouvido externo é constituído pelas orelhas e canal auditivo externo. Ele recebe e amplifica os sons, mandando para o tímpano que é a  membrana que separa o ouvido externo do ouvido médio. O ouvido médio é constituído por uma câmera aérea no interior do osso temporal do crânio onde existem três ossículos articulados: o martelo, a bigorna e o estribo. Os ossículos recebem os estímulos que chegam ao tímpano e os levam ao ouvido interno. O ouvido médio comunica-se com as cavidades nasais pela trompa de Eustáquio (ou tuba auditiva), a qual tem a função de equilibrar a pressão entre o ouvido médio e o meio ambiente. O ouvido interno é muito integrado ao cérebro e é constituído pelo labirinto que é o  órgão responsável pelo equilíbrio e pela transformação dos estímulos recebidos em impulsos nervosos.

Otite -

Abaixo compartilhamos as causas das otites:

Otites  podem ser  causadas por bactérias e vírus. Um inchaço, uma infecção respiratória superior ou alergia pode tampar as trompas de Eustáquio  os dois tubos que ligam as orelhas médias à garganta. Dessa maneira o ar não consegue chegar ao ouvido médio e  cria vácuo e sucção  que puxa o fluido e os germes do nariz e da garganta para dentro do ouvido médio. Quando o tubo esta inchado não permite que este fluido seja drenado, tornando o ambiente perfeito para que as bactérias ou vírus proliferarem, se transformando em uma otite. 

Otite - Sintomas, Causas

Outra maneira de desenvolver a otite é pela inflamação dos adenoides as duas pequenas pastilhas de tecidos que ficam na parte de trás do nariz e que desempenham um papel na atividade do sistema imunitário. Justamente por esta função ela se torna vulneráveis à infecção e inflamação. Como os adenoides estão próximos da abertura da trompa de Eustáquio caso haja uma inflamação ou aumento dessas estruturas pode bloquear as trompas e desta maneira se transformar em uma otite.

Otite - Sintomas,

As infecções bacterianas são as causas mais comuns de ottie e os tipos mais comuns são o Streptococcus pneumoniae (pneumococos), Haemophilus influenzae e Moraxella catarrhalis. As infecções virais são mais difíceis de acontecer, mas podem causar otite. O vírus sincicial respiratório (RSV) e o vírus da gripe (influenza) são os tipos mais frequentemente encontrados.

Sintomas das Otites

Os sintomas de otite na maioria das vezes iniciam dois a sete dias após o começo de uma infecção respiratória.

Compartilhamos abaixo sintomas de das otites:

– Dor de ouvido  de leve a grave. Os bebês  puxam seus ouvidos quando sentem dor;

– Febre

– Líquido espesso e amarelado ou sanguinolento saindo do ouvido. Isso significa que o tímpano provavelmente estourou foi rompido;

– Perda de apetite;

– Vômitos;

– Dor de cabeça;

– Comportamento mal-humorado;

– Problemas para dormir.

Os sintomas quando existe acúmulo de líquido podem incluir:

– Zumbido ou sensação de pressão no ouvido as crianças na maioria das vezes  têm dificuldade em descrever esse sentimento, e ficam esfregando as orelhas na tentativa de aliviar a pressão;

– Problemas de audição. Crianças que têm problemas de audição podem parecer sonhadoras ou desatentas, mal-humoradas ou irritadas;

– Problemas de equilíbrio;

– Tonturas.

Algumas pessoas não têm nenhum sintoma.

Como Tratar as Otites

Quando a otite é externa normalmente é tratada com medicamentos tópicos como as  pomadas específicas ou gotas otológicas aplicadas no ouvido externo. As otites médias tem como tratamento o uso de medicamentos como analgésicos, anti-inflamatórios e antibióticos. A melhoria dos sintomas geralmente acontece depois de três dias. Algumas vezes é necessário se fazer uma punção do pus coletado atrás do tímpano. Isto é feito por meio de uma pequena incisão nessa membrana e ela depois se refaz de maneira espontânea.

Otite - Sintomas

As crianças abaixo de dois anos de idade e pacientes com febre às vezes o uso de antibióticos se faz  necessário para ter alívio sintomático e prevenir as complicações das otites médias. Entretanto na maioria dos casos, principalmente quando se trata de adultos, pode ser tratados com analgésicos e anti-inflamatórios. O médico pode ser um clínico geral, pediatra ou otorrinolaringologista, deve avaliar qual o melhor medicamento a ser usado em cada caso.

Abaixo compartilhamos alguns cuidados para evitar as otites:

– Evite usar cotonetes que podem empurrar a cera para o interior do ouvido ou mesmo perfurar o tímpano;

– Usar protetores de ouvido quando for nadar é indicado;

– Limpar com frequência as secreções nasais ou da garganta assim elas não se acumulam e evita-se que subam para o ouvido;

– Em caso de resfriados, gripes ou rinites, lave as narinas com soro fisiológico várias vezes durante o dia;

– Nunca amamente um bebê deitado (sempre sentado ou recostado), porque esta posição  facilita que o leite desça pela trompa.

– Não introduzir objetos no ouvido para limpá-lo ou coçá-lo;

– Enxugue bem a orelha após o banho;

– Não fume próximo às crianças.

– Controlar as doenças alérgicas e inflamatórias que atingem as fossas nasais.

– Tratar o refluxo gastroesofágico das crianças;

– Se  for possível, manter crianças menores de dois anos fora de creches.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? As otites causam muita dor e é possível com alguns cuidados evita-la! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.