Saúde

Osteopatia – O Que É, Tratamento e Benefícios

osteopatia-tratamentoDores nas costas são problemas comuns e as causas podem ser diversas, desde um desvio na coluna, até mesmo desgaste, inflamação do nervo ciático ou hérnia de disco. Independente de qual a fonte da dor, os tratamentos consistem geralmente em medicamentos ou, em casos mais graves, intervenção cirúrgica. Indo contra essas opções de tratamento é que surgiu a Osteopatia. Ela é uma técnica que consiste em tratar a dor sem uso de remédios ou cirurgias. Apesar de ainda não ser tão popular no Brasil, essa alternativa tem ganhado cada vez mais adeptos. Confira o que é, como funciona o tratamento e quais são os benefícios para a saúde.

O Que É Osteopatia

Criada pelo médico norte americano Andrew Taylor Still no final do século XIX, quando os Estados Unidos estava em plena guerra civil. O médico buscava criar uma alternativa diferente para tratar os feridos, e foi através de estudo da anatomia e fisiologia em cadáveres, que Still começou a entender melhor o funcionamento do corpo humano.
Baseado nessas pesquisas, o médico desenvolveu um tratamento que consiste em estimular manualmente os tecidos do corpo (como articulações, tendões, músculos, ligamentos, fáscias, vísceras, cápsulas, tecido nervoso, linfático e vascular) com técnicas como massagens ou exercícios. Essas intervenções aumentam a capacidade natural de recuperação do organismo.

Tratamento

O tratamento tem início com uma avaliação minuciosa e detalhada do paciente. Há várias perguntas sobre o histórico de disfunções e doenças, cirurgias, sinais e sintomas e relações entre eles. Depois também é feito um diagnóstico clínico, que consiste em uma palpação da área com dor. Somente depois dessas avaliações é que o tratamento tem início, e as técnicas usadas vai de acordo com o quadro do paciente. O tratamento deve ser feito por um médico fisioterapeuta especializado em Osteopatia.tecnica-osteopatia

Benefícios

A Osteopatia é muito utilizada contra dores musculares, debilidade muscular, mialgia, entorses, ciáticas, dorsalgias, sub luxações, bursites, artrite, artrose, tendinites, dores articulares, hérnias de disco, dor nas costas, escolioses, gastrites, úlceras em fase pouco avançadas, hérnias do hiato, hepatite viral ou alcoólica, consequências cirúrgicas, sequelas de infecções, síndrome pré-menstrual, asma, bronquite e hipertensão arterial.
O tratamento tem como benefício a correção e melhora da postura, melhora da circulação do sangue, alívio imediato de determinadas dores, melhora do sistema digestivo, respiratório, linfático, circulatório e imunológico.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você.
Gostou da matéria? Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email
Últimas Pesquisas:
  • osteopatia benefícios

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.