Saúde

Ortopedia Funcional Dos Maxilares – Finalidades

Ortopedia Funcional Dos Maxilares faz uso de aparelhos ortodônticos que se destinam à correção do posicionamento da dentição para fins de estética e funcionalidade e, são vastos os tipos de aparelhos ortodônticos, sendo os de posição fixa e os chamados removíveis. Para se saber qual aparelho é o mais adequado para correção dos dentes, há de se fazer uma avaliação com critérios do ortodontista.

Ortopedia Funcional Dos Maxilares – Finalidades

Finalidades da Ortopedia Funcional Dos Maxilares

A Ortopedia Funcional dos Maxilares (OFM) tem como função diagnosticar e tratar as alterações de aumento maxilomandibular, o posicionamento irregular dental, a correção da posição e movimento da mandíbula e da língua, a disfunção da articulação temporomandibular (ATM), e as dores na face, nuca, no ombro e ouvido. Os aparelhos ortopédicos funcionais são intrabucais, removíveis, de fácil higienização, indolores e usados durante o dia e a noite. Atuam por excitação neural, que estimula os músculos e nervos da face e da boca, quando ocorre a mudança e a correção da posição da mandíbula, língua e ATM, a resposta ocorre também no osso, gengiva e dentes. Estimulam o crescimento e o desenvolvimento dos maxilares, direcionam a erupção dos dentes e conquistam o espaço suficiente para posicionar e alinhar os permanentes sem extrações.

Ortopedia Funcional Dos Maxilares  Finalidades

O equilíbrio das estruturas anatômicas de cabeça, boca, pescoço, dentes, mandíbula, língua, ATM, passagem de ar e coluna cervical começa no nascimento. É importante para o equilíbrio global a observação de vários fatores, como respiração nasal, questões alérgicas, mastigação, amamentação, postura, hábitos, sono, concentração, doenças e posição dos dentes de leite. Esses são arquitetados por força da mastigação, desenvolvimento ósseo, respiração e língua. Os 20 dentes de leite já têm sua posição definida entre 4 e 5 anos e são determinantes para o bom posicionamento dos permanentes. Algumas alterações podem ser observadas, como: mastigação lenta ou rápida, problemas digestivos, falta de espaço entre os incisivos, dentes caninos e molares pontiagudos, incisivos que não se tocam, projeção da língua etc.

Ortopedia Funcional Dos Maxilares

O Melhor caminho é a prevenção, desde o nascimento. Com diagnóstico a partir dos 2 anos e meio é possível tratar sem o uso do aparelho. No entanto, quando a má oclusão já está instalada, o tratamento deve ser realizado ainda na dentição de leite e associado com a descarga de hormônio. Entre os 8 e 9 anos, o contato dos dentes forma a zona de sustentação da boca, que programa e coordena as demais trocas. Os pilares de força da mastigação, pelo corte do alimento com os incisivos e da trituração com os molares, desenvolvem uma face equilibrada. Esse processo proporciona um posicionamento dental harmonioso com equilíbrio dos movimentos mastigatórios ATM.

Ortopedia Funcional Dos Maxilares.

Pesquisas mostram que na idade adulta, com o tratamento ortopédico funcional, acontecem novas proliferações de vasos sanguíneos, formações de ciclo celular e de formação óssea. Em adultos são comuns tratamentos com a OFM para dores na face, cabeça, nuca, ombro, zumbido ou apito no ouvido, vertigem etc., que muitas vezes estão associados ao desenvolvimento dos maxilares, aos movimentos da boca, hábitos e à disfunção da ATM. O diagnóstico abrange o organismo e suas funções. As especialidades da neurologia, otorrinolaringologia, fonoaudiologia e fisioterapia devem atuar juntas.

 “A harmonia e a beleza de um sorriso estão relacionadas com todo o desenvolvimento facial. O aparelho ortopédico tem, na sua essência, a busca pelo equilíbrio dos dentes com os músculos, os maxilares, a articulação e a postura da cabeça e do pescoço.” Segundo a CLÍNICA CORSI.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Cuidar dos dentes desde a infancia é fundamental para obter uma boa estética e saúde! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email
Últimas Pesquisas:
  • aparelhos ortopedicos funcionais
  • ortopedia funcional dos maxilares aparelhos

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

1 Comentário

  1. Elaine disse:

    Minha filha usa aparelho ortopedico removivel…Gostaria de saber de ela precisa ir todo mEs ao dentista ?

     

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.