Diversos

Óleo de Citronela – Como Fazer e Usar

Óleo de Citronela feito da planta com o mesmo nome e que tem origem asiática. Cresce com muita facilidade em lugares de clima quente e úmido. A planta é excelente repelente natural de insetos que não gostam de seu cheiro. Usando a citronela é possível fazer um óleo que, além ser utilizado como repelente, traz  outros diversos benefícios para a saúde.

Óleo de Citronela - Como Fazer e Usar

Como Fazer Óleo de Citronela

Se desejar pode plantar a citronela em casa e ela se desenvolvera facilmente com alguns cuidados. Plante a citronela em local onde bata bastante sol, já que se trata de uma planta de clima quente. Adube terra com um adubo comum NPK (nitrogênio, potássio e fósforo). Procure regar a planta constantemente porque ela é uma planta de clima úmido. Mas, não exagere porque o excesso também não lhe faz bem. A própria planta já age como repelente de citronela e ajuda a espantar insetos da área em que esta plantada. Para fazer o óleo deve ter tempo e paciência, pois esse é um procedimento lento. O óleo de citronela pode ser usado em tochas, lampiões ou lamparinas.

Óleo de Citronela - Como Fazer e Usar

Compartilhamos abaixo como fazer óleo de citronela:

Ingredientes Necessários:

-Folhas de citronela;

-1 tecido bastante poroso (como o do filtro de café de pano);

-1 copo de azeite de oliva;

-1 panela elétrica ou aparelho capaz de realizar cozimentos lentos;

-1 recipiente escuro com tampa.

Modo de Fazer:

Coloque em uma panela elétrica as folhas de citronela e o azeite de oliva, feche a panela e ligue-a em potência mínima. Não tente substituir a panela elétrica por um fogão comum. Ele não é capaz de cozinhar de forma tão lenta e acabará queimando a citronela.

Deixe sua mistura cozinhando por até 8 horas, é possível retirar a mistura do cozimento após 4 horas, mas isso resultará em um óleo menos concentrado. Após as primeiras 4 horas fique atento no óleo para certificar-se de que está tudo bem. Existem algumas panelas mais potentes que mesmo em potência mínima podem acabar queimando o produto.  Quanto mais tempo for possível o óleo deixar no calor, melhor. Após desligar a panela, espere que a mistura esfrie e com o pano poroso coe o óleo de citronela. Guarde em um recipiente de interior escuro. O produto final  deve ser guardado em lugares com muito pouca claridade e feche.

Como Usar o Óleo de Citronela

O óleo pode ser usado para substituir o querosene agindo como um repelente natural de insetos. Já existe a disposição para compra óleo de citronela para tochas, lampiões e lamparinas. Mas o óleo caseiro também pode ser utilizado. Se for  picado, o óleo é capaz de aliviar a coceira na região. Pode usar o óleo nas roupas para evitar traças.  Ele também é excelente antidepressivo, antisséptico e anti-inflamatório. Em caso de inflamação, uma massagem com óleo de citronela alivia a dor e ajuda no processo de cura.

Óleo de Citronela - Como Fazer e Usar

O óleo de citronela é um ótimo aromatizador de ambientes capaz de acalmar dando sensação de bem-estar. Na limpeza ele pode ser usado  pisos frios e vidros, basta misturar em um balde de água uma colher do óleo, um colher de bicarbonato de sódio e uma colher de vinagre. É uma excelente solução para quem tem alergia a produtos de limpeza. O óleo é perfeito para agir como anti-pulgas para animais. Se o óleo for misturado a uma base como óleo de girassol ou de amêndoa se transforma em um maravilhoso óleo de massagem dando uma sensação de relaxamento por ser um calmante e sedativo.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você! Gostou da matéria! O óleo de citronela tem inúmeras maneiras de ser utilizado! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.