Receitas

Óleo de Alho Caseiro – Como Preparar

Óleo de Alho Caseiro muito bom para dar um toque especial para a culinária e combina com qualquer tipo de prato com seu gostinho inconfundível. E o alho contém propriedades muito importantes para a saúde podendo ser utilizado no dia a dia.

Óleo de Alho Caseiro – Como Preparar

Como Preparar Óleo de Alho Caseiro

O Alho é uma planta abundante da família da cebola e é nativa da Ásia que foi levada para a Europa e depois para a América, durante o período de conquistas de terras pelos antigos espanhóis. Os seus principais componentes são,: Vitamina C, Vitamina B6, ácido fólico, Niacina, Aminoácidos, minerais (ferro, cobre, potássio), aliina (que é o que dá cheiro e muitos de seus benefícios).

Abaixo compartilhamos ingredientes necessários:

– Alho;

– Frigideira;

– Azeite;

– Escumadeira;

– Azeiteira ou qualquer outro recipiente.

Modo de Fazer Óleo de Alho Caseiro:

Separe e tire a pele do alho dente por dente e coloque em uma frigideira, dependendo da quantidade de óleo que quiser, pode usar uma frigideira maior ou menor. Certifique-se que os dentes de alho fiquem cobertos por azeite. Dependendo da quantidade de azeite que colocar, ficará mais ou menos concentrado, quanto menos quantidade de azeite colocar, mais absorverá o sabor do alho. O óleo usado pode ser o azeite ou se desejar pode experimentar outros tipos como o óleo de girassol, de coco, sementes de uva ou de canola.

Óleo de Alho Caseiro – Como Preparar

Coloque o óleo para esquentar em temperatura média-baixa e o alho e o azeite devem permanecer no fogo entre 15 e 30 minutos, novamente o tempo utilizado dependerá se adicionou mais ou menos azeite. Deve prestar atenção na mudança da cor do azeite, pois quando tiver ficado opaco e mais escuro é porque já absorveu todo o sabor do alho. Uma boa maneira de saber se o sabor esta bom é ir experimentando a cada poucos minutos.

Óleo de Alho Caseiro – Como Preparar

Retire os dentes de alho com uma escumadeira, e use simplesmente o óleo que fica na frigideira. Para guardar o óleo para usá-lo como condimento de saladas, peixe ou qualquer outro prato, deixe esfriar à temperatura ambiente tire os dentes de alho e guarde o óleo de alho em uma azeiteira ou em qualquer recipiente, é recomendável que seja hermético para não pegar outros sabores. É recomendável não consumir o óleo de alho caseiro após de duas semanas, pois passado este tempo poderiam proliferar bactérias que desenvolvam em salmonela ou botulismo.

Óleo de Alho Caseiro – Como Preparar

Agora que já sabe como fazer óleo de alho caseiro não deixe de experimentá-lo em todas suas receitas, este ouro líquido é perfeito para temperar qualquer tipo de salada, peixes ou carnes, também dá um toque genial às verduras ao vapor ou cozidas.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria! Aproveite esta receita caseira para dar um sabor especial aos seus pratos! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.