Saúde e Beleza

Óleo de Açaí – Benefícios e Como Usar

Óleo de Açaí a planta é nativa das Américas Centrais e do Sul, e cresce principalmente em regiões de planícies. Muito consumida no Brasil, o açaí traz vários tipos de benefícios para o corpo humano. Do fruto é possível extrair um óleo que potencializa os seus benefícios mantendo o mesmo sabor, aroma e cor.

Óleo de Açaí – Benefícios e Como Usar

Benefícios do Óleo de Açaí

O azeite obtido do açaí é uma excelente fonte de ácidos graxos essenciais e flavonoides, fitoesterois (são um grupo de esteróis naturalmente presentes nas plantas) e antocianinas. Estas substâncias antioxidantes agem contra os efeitos dos radicais livres, prevenindo o envelhecimento das células. Com isso, não só ajuda a minimizar o risco de doenças, mas também melhora o aspecto da pele, cabelos e unhas.  O ácido linoleico e o ácido oleico hidratam e nutrem a pele, ajudando a manter uma aparência mais saudável e macia. O óleo de açaí  melhora o processo de cicatrização por conter fitoesteróis. Estes atuam a nível celular, sendo eficazes no tratamento de dermatites e afecções.

Óleo de Açaí – Benefícios e Como Usar

O óleo de açaí combate o colesterol ruim, o óleo ajuda ainda a aumentar os níveis do HDL, que é o colesterol bom. Devido à presença de vitamina C, ajuda a preservar os ossos, gengivas, dentes e vasos sanguíneos, além de aumentar a absorção de ferro e de auxiliar no fortalecimento do sistema imunológico.  Alguns estudo comprovaram que o óleo pode ser usado como cicatrizante, sendo indicado para pessoas com dermatites e afecções. Sua eficácia neste tratamento se dá graças à alta taxa de fitoesteróis, potencializada na extração do óleo.

Como usar o Óleo de Açaí

O óleo de açaí pode ser usado interna ou externamente sendo que para ser ingerido pode ser usado para temperar saladas e outros alimentos, da mesma maneira que se utiliza o óleo de oliva. Esse óleo não pode ser usado para fazer frituras. Para utilizar como creme de hidratação basta misturar 5 ml do óleo de açaí para cada 250 ml de seu creme para o corpo. Para função emoliente e adstringente, o óleo, quando usado em cremes antienvelhecimento, deve ser utilizado de preferência à noite.

Óleo de Açaí – Benefícios e Como Usar

Mas atenção seu  uso como creme e outros cosméticos não é indicado para quem tem problemas com acnes e pele oleosa. Caso queira adicionar o óleo em loções faciais, xampus e condicionadores utilize uma quantidade menor, de duas a cinco gotas.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria! Óleo de Açai tem vários benefícios tanto para saúde como para beleza no dia a dia! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.