O QUE É MENOPAUSA? CONFIRA AS FASES DA MENOPAUSA, SINTOMAS E TRATAMENTO.

 

 

O que é menopausa? O termo Menopausa indica o período fisiológico que se diferencia pelo encerramento dos ciclos menstruais e ovulatórios. Iniciando entre a idade variável, mas que normalmente verifica-se entre os anos 45 e 55. Então pode se dizer que uma mulher está na menopausa quando da ausência do ciclo menstrual no decorrer de um ano. A seguir confira as fases da menopausa, sintomas e tratamento.

 

Cabe salientar que, além do encerramento das menstruações ocorrido pelo processo natural da vida, tem a chamada menopausa por cirurgia, a qual ocorre após a incisão e retirada dos ovários ou do útero. O conceito da palavra menopausa vem do grego assim: mēn (mês) e paûsis (pausa) – referindo-se claramente ao tempo para interrupção do ciclo da menstruação.

 

Fases Da Menopausa – Sintomas.

 O acontecimento da menopausa é devido quando os ovários deixam de produzir os estrógenos, ao tempo em que a competência reprodutiva sofre diminuição. Considerando que o organismo se adapta naturalmente as condições variáveis dos hormônios, então vai surgindo situações variadas, ou seja, sintomas de circulação tal como ondas de calor e palpitações, sintomas psicológico sobre o aumento da depressão, ansiedade, irritação, modificações de humor, falta de concentração, atrofia por secura vaginal e rapidez no momento de urinar.

Alem desses desconfortos, a mulher poderá apresentar períodos menstruais cada vez mais espaçados. A menopausa reponde à sensação do ciclo menstrual e, levando-se em conta que esta redução dar-se-a por um processo gradual, que demora normalmente por cerca de doze meses – porem pode durar, em alguns casos, menos de seis meses ou mais de cinco anos. A esses períodos é chamado de Climatério. No entanto, a linguagem popular fez com que a palavra menopausa fosse eternizada.

 

Menopausa Prematura.

Nos casos prematuros, é devido por falência (antecipada) dos ovários. Normalmente essas menopausas ocorrem em mulheres com idade inferior a 40 anos e, num cômputo geral, esses acontecimentos tem incidência em no mínimo de 1,5 por cento das mulheres. Outras causas prováveis de menopausa prematura incluem doenças auto imune, tireóide e diabete mellitus. Para diagnosticar a prematuridade, necessário se faz medir os níveis de FSH “do inglês: follicle stimulating hormone – hormônio folículo-estimulante” e do LH “do inglês: luteinizing hormone – hormônio luteinizante”. No resultado apontará níveis desses hormônios mais altos se a menopausa tiver presente.

Números que incidem sobre menopausa prematura elevados, foram sobejamente encontrados nos casos de gêmeas idênticas e fraternas. Índices prováveis de até 5 por cento são afetadas pela menopausa prematura antes dos 40 anos de idade. Estudos estão sendo realizados para compreensão dessa anomalia e, trabalhos com transplantes em tecido ovariano entre gêmeas lograram êxito no restabelecer da fertilidade.

 

Tabela De Graduação Dos Sintomas.

Para determinar a diferença do grau dos sintomas mais corriqueiros da Menopausa, os médicos da Alemanha H. S. Kupperman e M. H. G. Blatt sugeriram e elaboraram uma tabela para que pudessem analisar os valores de cada sintoma. Nessa tabela foi acrescida em 1953, novos itens pelas médicas B. Neugarten e Ruth Kraines, em 1964. Dependendo do valor da graduação para maior ou menor dos sintomas apresentados, favorece no auxilio do diagnóstico a ser tomado relativo à presença da menopausa.

 

 

Caso o valor somatório for até 19, os sintomas da precocidade será considerado leve, de 20 a 35, caso moderado e, de 35 em diante casos mais fortes.

 

Terapia De Reposição Hormonal – “TRH”

A combinação de terapia hormonal “TH” ou terapia de reposição hormonal (TRH) pode reduzir os sintomas da menopausa e ajudar a prevenir a osteoporose, porém o “TH” pode ao longo tempo, aumentar os riscos e sintomas do coração, câncer de mama, coágulos e derrame. Antidepressivos podem ser prescritos para alteração de humor e insônia.

 

Tratamento Alternativo.

Considerando que a menopausa é apenas um período natural da vida, não se tratando de nenhum tipo doença ou disfunção, assim pode-se verificar que não é necessário tratamento. Toda via, devido às conseqüências apresentadas no corpo e, que poderão ser um tanto rigorosos e prejudiciais, aí sim poderá ser contido com tratamento médico:

  • Acupuntura;
  • Exercícios de relaxamento;
  • Plantas medicinais podem auxiliar no alivio dos sintomas da menopausa;
  • Alimentos a base de soja pode ajudar a reduzir as ondas de calor;
  • Meditação.

 

Dicas Para Ter Uma Vida Saudável:

  1. Procure ser paciente e positiva;
  2. Atualmente as mulheres passam um terço de suas vidas na pós-menopausa, leve-se em conta como sendo uma conquista de vida, estar presente para ver e saber conduzir as situações a seu favor, e faça desse momento um passo á frente da sua vida com mudanças para ser FELIZ;
  3. Converse e, encontre apoio em outras mulheres que estão passando também por este processo;
  4. As mulheres que já estão passando pelo período da menopausa, procuram apoio para vários tipos de sintomas. Passar com ela poderá ser difícil, por essa razão, um pouco de alívio dos sintomas pode ajudar enormemente durante esta fase na vida feminina.

 

Confira As Fases Da Menopausa e o Que Esperar:

  • Pré-menopausa – é onde os períodos menstruais tende a ficarem irregulares, ocasionalmente por volta dos quarenta anos;
  • Perimenopausa – é o tempo que envolve a menopausa, tanto para aos anos antes do seu acontecimento, quanto ao primeiro ano depois. Confira algumas informações que lhe ajudará a reconhecer a perimenopausa: ciclos irregulares, ondas de calor, diminuição da libido, dor de cabeça e modificações súbitas de humor. Esta fase poderá ter o seu início por volta dos quarenta e sete anos de idade;
  • Menopausa – é o primeiro ano em que a mulher não teve qualquer menstruação. A certeza deste período só vai ser conhecida quando do fechamento do ciclo, que será de um ano sem ter tido qualquer sangramento;
  • Pós-menopausa – é passar o primeiro ano sem menstruar e, assim sucessivamente até o resto da vida. No caso de qualquer sangramento vaginal a após essa fase é considerado irregular, cabendo discussão a respeito desse assunto com um médico.

 

www.big1news.com.br. Trazendo o melhor para você.

Não Esqueça. Deixe o seu Comentário, por Favor.

 

icone impressora pdf O Que É Menopausa? Confira As Fases Da Menopausa, Sintomas e Tratamento.