Saúde

O Que É Melasma – Causas e Como Tratar

O Que é Melasma ele acontece de um dia para outro e no rosto aparecem manchas escuras que incomoda muito as mulheres principalmente as mais jovens. Segundo dermatologistas é uma doença-genética hormonal e é uma doença crônica que tem fases melhora e piora e atinge aproximadamente setenta por cento das mulheres gestantes.

Melasma

O que é e Como Tratar o Melasma

As manchas escuras do melasma normalmente aparecem no rosto, entretanto podem acontecer em outras áreas quando expostas ao sol, como braços e colo. É mais comum acontecer em mulheres entre vinte e cinquenta anos, mas podem afetar aos homens também.

Tipos de Melasma:

Epidérmico: O melasma epidérmico é quando existe depósito aumentado de pigmento através da epiderme (camada mais superficial da pele).

Dérmico: O melasma dérmico se caracteriza pelo depósito de melanina ao redor dos vasos superficiais e profundos.

Misto: O melasma misto acontece quando se tem excesso de pigmento na epiderme em certas áreas e na derme em outras regiões.

Existem três tipos comuns no padrão de melasma de face o malar que é a maçã do rosto, centro-facial na testa, bochechas, acima do lábio, nariz e queixo e mandibular.

Melasma causa

Não existe nenhuma causa evidente para o melasma o que se sabe é que ele esta relacionado com a exposição solar e ao uso de anticoncepcionais, outros tipos de remédios, fatores hormonais e predisposição genética. Algumas doenças como as hepatopatias e também a gravidez pode dar origem ao melasma. Os pacientes que são acometidos pelo melasma apresentam históricos de exposição ao sol de maneira constante e intermitente, mas especula-se que o calor possa desencadear o problema.

Os fatores que desencadeiam o melasma são:

– Exposição ao sol, porque a luz ultravioleta estimula os melanócitos responsáveis por produzir os pigmentos de cor da pele, a melanina. Basta uma pequena quantidade de exposição solar para fazer com que o melasma retorne, mesmo em uma pessoa que já o tratou anteriormente, e essa é uma das principais razões de porque os casos aumentam no verão;

– Mudanças hormonais causadas pela gravidez o uso de pílulas anticoncepcionais ou repositores hormonais, além das endocrinopatias, como as doenças da tireóide;

– Produtos cosméticos para o tratamento da pele podem irritá-la e piorar os episódios de melasma.

Tratamento do Melasma:

Para tratar o melasma é necessário o uso de substâncias clareadoras e alguns casos pode ser preciso fazer o peeling de consultório. Normalmente é um tratamento prolongado e o sucesso depende do paciente evitar a radiação solar e usar frequentemente um filtro solar de qualidade. O melasma pode sumir sozinho depois de alguns meses quando o problema hormonal cessar no caso da gravidez, por exemplo. O uso de cremes com composição a base de tretinoína, hidroquinona, ácido cójico e ácido azelaico pode melhorar a aparência de melasma.

Melasma tratamento

Abaixo vídeo sobre o tratamento contra o melasma: 

https://youtu.be/ogDotuqwyno

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Melasma são manchas no rosto que deixam as mulheres bem insatisfeitas!! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.