Saúde

O Que é IMC – Como Calcular e Tabela de Pesos

IMC significa Índice de Massa Corporal, ele é feito através de um calculo, que irá então determinar se uma pessoa está acima ou á baixo do seu peso ideal, que é calculado a partir da idade, peso e altura.

O método de cálculo do IMC é simples e rápido não necessitando de um especialista para poder definir isso. É uma avaliação geral para definir se uma pessoa está com o peso ideal, e não corre o risco de adquirir alguma doença como obesidade e anemia.

Todos os médicos especialistas como os nutricionistas, indicam a todas as pessoas realizarem o calculo do IMC, seja qual for a idade, para que assim defina se ela pode estar correndo risco de saúde ou não.

O IMC varia tendo duas tabelas a de criança e adolescentes (6 a 15 anos), e para adulto a tabela já é outra, mas entre homem e mulher o cálculo é o mesmo. É importante e interessante o uso desse calculo, por que muitas pessoas podem estar a cima do seu peso ideal, ou até mesmo a baixo dele e não reconhecerem.

É essencial procurar se o seu IMC está correto, pois assim você pode constatar ou não se possui algum problema de saúde e talvez até mesmo evitar uma doença ou curar a que já está presente.

Como Calcular o IMC e Tabela de Peso

Para poder definir a massa corporal que você possui, o calculo é feito da seguinte forma:

Basta dividir o peso da pessoa pela sua altura ao quadrado. Ou seja, como no exemplo a baixo:

Por exemplo, se o seu peso é 80kg e a sua altura é 1,80m, a fórmula para o calculo do IMC ficará:

IMC = Peso ÷ Altura ²

IMC = 80 ÷ 1,802

IMC = 80 ÷ 3,24

IMC = 24,69

Na tabela a cima você pode acompanhar se está no peso ideal a partir das informações dadas a você, mas ela apenas apresenta o resultado dos pesos que sejam semelhantes a idade adulta. Para os dados e informações do IMC de crianças, acesse o site Clicando AQUI e veja. A massa do corpo é estabelecida em quilograma (kg) e a altura em metros.

Além do calculo de IMC também existe outro calculo que é capaz de dizer qual a gordura presente no corpo, sendo essa a RIP (Recíproco do Índice Ponderal) que é feita com o seguinte calculo: Dividindo a altura (em centímetros) pela raiz cúbica do peso (em quilos).

Trazendo o melhor para você.

Big 1 News agradece. Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email
Últimas Pesquisas:
  • tabela imc 2013

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.