Meio Ambiente

O Que É Aquecimento Global – Causas, Consequências e Imagens

aquecimento-globalNos últimos anos, ouvimos que o verão está ficando cada vez mais quente e podemos conferir em notícias da televisão, as altas temperaturas e as catástrofes climáticas que ocorrem. São incêndios em florestas causados pelas altas temperaturas e tempo seco, a Europa com ondas de calor de 40 graus, ciclones que atingem a costa brasileira, furacões e tornados em diversas regiões do mundo, calotas polares derretendo, número de desertos aumentando, entre muitas outras coisas. Os cientistas justificam esses fenômenos estão relacionados com o aquecimento global do planeta.
Esse aquecimento ocorre devido à emissão de gases poluentes, criando uma camada na atmosfera, que absorve parte da radiação infra-vermelha emitida pelo planeta Terra, e impede que o calor se disperse, fazendo com que a temperatura global aumente. Os gases poluentes são o dióxido de carbono, metano, monóxido de carbono, óxido nitroso e ozônio. Esse processo é chamado de efeito estufa.

Causas do Aquecimento Global

Como falado anteriormente, a causa do aquecimento global e da elevação da temperatura mundial, é a emissão dos gases poluentes na atmosfera. Essa emissão é causada pelas indústrias e grandes fábricas, pelo escapamento dos veículos automotores, além de desmatamento e queimada de florestas. Esse fenômeno ocorre mais evidentemente em grandes metrópoles, como São Paulo, Nova York, e outras grandes cidades do mundo, porém as consequências são em nível global.

Consequências

O aumento da temperatura no mundo pode causar o derretimento das calotas polares, aumentando o nível da água nos oceanos. Esse aumento da água do mar pode colocar em risco cidades litorâneas, que podem sofrer submersão futuramente.
Essas ondas de calor também pode provocar a morte de várias espécies de vegetação e animais, o que faz com que o ecossistema entre em desequilíbrio. Os desmatamentos é também outro fator que contribui para o desaparecimento de florestas e aumento das regiões desérticas.
Aumento de catástrofes climáticas, como furacões, tufões, ciclones, tsunamis, devido a maior evaporação das águas dos oceanos, o que potencializa esses fenômenos. Além disso, as regiões que possuem climas amenos, tem sofrido com as altas temperaturas durante o verão, como por exemplo, os países europeus.

Imagens

 

ciclone-aquecimento-global

calotas-polares-derretendo

aumento-deserto-aquecimento-global

Várias ações movidas pela ONU e outras organizações, como o Protocolo de Kyoto, Conferência de Copenhague e Conferência de Bali, foram criadas com o objetivo de amenizar as emissões dos gases poluentes e conscientizar a população governantes. Porém, nenhum resultado significativo ainda foi obtido e o aquecimento global ainda é um risco muito sério para o planeta.

Big1News, trazendo o melhor para você. Não se esqueça de deixar o seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.