Saúde

O Que É Alzheimer – Sintomas, Causas e Como Tratar

tratamento-alzheimerO Alzheimer é uma doença que afeta diretamente o cérebro. O indivíduo portador de Alzheimer tem sua memória, coordenação motora e os neurônios com o passar o tempo, ou seja, é uma doença degenerativa. Pacientes portadores da doença são geralmente idosos acima de 65 anos, mas há raros casos de Alzheimer em pacientes jovens. No caso de jovens, o tratamento deve começar imediatamente, pois a doença pode progredir com maior velocidade do que em idosos.

Sintomas

Os primeiros sintomas da doença são perda de memória recente, confusão mental e até quedas frequentes. Um indivíduo que esquece para onde está indo ou dirigindo, das pessoas que acabou de conhecer, ou que cai com muita frequencia, pode apresentar sinais da doença. Esses sintomas tendem a ficarem mais intensos com o passar do tempo.
Outros sintomas também aparecem com a progressão da doença e podem ser divididos em estágios. No estágio inicial da doença, os primeiros sintomas são a perda da memória recente, como esquecer o nome de uma pessoa que acabou de conhecer, e confusão mental, esquecer para onde estava indo ou dirigindo.
Na segunda fase da doença aparecem os principais sintomas. São eles, perda progressiva da memória, dificuldade em
alzheimer-doençase movimentar, irritabilidade, distúrbios de sono (insônia), fala repetitiva, dificuldade na coordenação motora.
É na terceira fase onde começam a aparecer os sintomas avançados do Alzheimer, como diminuição do vocabulário, dificuldade em realizar tarefas diárias (ler, escrever, escovar os dentes), dificuldade em reconhecer amigos e familiares, apatia.
Os sintomas finais de Alzheimer indicam um estágio muito avançado da doença. Os sintomas são dependência total para realizar qualquer tarefa, perda da fala, agressividade, restrição ao leito, emagrecimento, vagância mental e incontinência urinária e fecal.

Causas

O Mal de Alzheimer é causado por uma mutação nas células cerebrais, que acabam se degenerando. Isso é mais comum em pessoas com idade avançada. Essa enfermidade também é hereditária, ou seja, quando há casos na família, as chances do indivíduo ter Alzheimer quando mais velho são maiores, principalmente se for parente direto, como pai ou mãe.
Há outras causas como contaminação com metais pesados (mercúrio e alumínio), traumatismo craniano e infecções no cérebro e na medula. Nos jovens, a principal causa é o fator genético e a degeneração das células.
É uma doença auto-imune, ou seja, as células atacam o próprio organismo, matando os neurônios e os neurotransmissores e fazendo com que a doença progrida.

Como Tratar

alzheimer-tratamentoNão há nenhum exame que pode detectar a doença. O diagnóstico se dá depois do médico descartar outras doenças ou tumores. Para o diagnóstico, é necessário um estudo sobre o histórico do paciente. Deve-se observar se o paciente possui pelo menos dois sintomas da doença e realizar testes de memória, coordenação motora ou cognição.
Não existe cura para o Mal de Alzheimer, o tratamento consiste apenas em tratar os sintomas e retardar a progressão da doença. O uso de medicamentos deverá ser feito ao longo da vida. Alguns neurologistas indicam terapia ocupacional e psicoterapia como alternativas de tratamento, porém é indicado apenas para pacientes que não estejam na fase final da doença. É necessário que o paciente tenha sempre uma pessoa para cuidar dele por perto e medicá-lo no horário certo.

Big1News, trazendo o melhor para você. Não se esqueça de deixar o seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.