Saúde

Musicoterapia – Benefícios

Musicoterapia usada como tratamento para vários tipos de doenças e a historia da musica começa a muito tempo atrás quando Davi tocava a harpa para aliviar a doença do Rei Saul e há relatos de que em 400 aC Hipócrates intitulado pai da medicina grega tocava musica para seus pacientes. Durante a duas guerras mundiais músicos viajavam para ir aos hospitais aliviar as doenças dos soldados até mesmo os traumas físicos.

Musicoterapia – Benefícios

Benefícios da Musicoterapia

Em pesquisa norte-americana concretizada em 2006 verificou que 72% das UTIs neonatais já haviam adotado a musicoterapia para lactentes prematuros. Em pesquisas realizadas recentemente, a música deu tranquilidade aos pais e à equipe da saúde, não trazendo qualquer mal ou quaisquer contraindicações.

Musicoterapia – Benefícios

Esta pesquisa foi feita entre os anos de 2011 e 2014 e avaliou os dados de 250 pacientes que estavam recebendo tratamento para desenvolvimento emocional e problemas de comportamento. Eles foram divididos em dois grupos iguais, com o primeiro tendo contato com a terapia tradicional e o outro recebendo a musicoterapia. Os pacientes da musicoterapia demonstraram um aumento da autoestima e redução dos sintomas depressivos, além de apresentar maior desenvolvimento das habilidades comunicativas e interativas. Recentemente pesquisa feita na Universidade da Rainha de Belfast (Irlanda do Norte) em parceria com o instituto de musicoterapia Northern Ireland Music Therapy Trust, comprovou que o contato com experiências musicais diversas auxilia no alivio dos sintomas de doenças como depressão, agora fobia, síndrome do pânico e transtornos de ansiedade em pacientes de todas as idades, principalmente em crianças e adolescentes.

Compartilhamos abaixo alguns dos benefícios da musicoterapia:

– Bem estar pessoal;

– Redução da ansiedade;

– Redução do estresse;

– Estabilidade emocional;

– Autoconhecimento;

– Melhora na respiração;

– Melhora nos relacionamentos interpessoais;

– Melhor controle do tônus postural e muscular;

– Relaxamento emocional e muscular;

– Aumento de concentração;

– Melhora da auto estima.

Compartilhamos abaixo vídeo sobre benefícios da musicoterapia:

https://youtu.be/vSdW0vGP_-4

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria! Usar a musica como terapia para ajudar em doenças é excelente! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.