Noticiais

Morte de Nelson Mandela aos 95 anos – Ex-Presidente África do Sul – Informações

mandela-falecimentoUm dos maiores ícones da luta pela igualdade racial faleceu nesta quinta-feira, dia 5 de dezembro de 2013. Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul faleceu em sua residência, em Johannesburgo. A causa oficial da morte não foi divulgada, porém Mandela havia passado três meses internado com uma infecção pulmonar, saindo do hospital em setembro e permanecendo na sua residência.

Informações Morte de Nelson Mandela aos 95 anos

Nelson Mandela nasceu em 18 de julho de 1918 em uma pequena vila sul-africana chamada Mvezo. Foi um líder rebelde da África do Sul, sendo um dos principais ícones contra o regime apartheid. O regime apartheid foi oficializado no ano de 1948 e negava à população sul-africana fosse negra, mestiça ou asiática (já que o país era uma grande colônia de imigrantes de países asiáticos), qualquer direito político, social ou econômico.
A luta contra o regime apartheid e a discriminação levou Mandela para a prisão em 1963, onde foi acusado de sabotagem, traição e conspiração contra o governo de seu país. Foi condenado à prisão perpétua, porém em 11 de fevereiro de 1990, depois de 27 anos preso e aos 72 anos de idade, Nelson Mandela  foi libertado. Quando saiu do presídio, foi recepcionado do lado de uma multidão que o aclamaram.
No ano de 1993, ganhou o Prêmio Nobel da Paz pela sua antiga luta contra o opressivo regime apartheid. O prêmio foi dividido com o então presidente da África do Sul, Frederik de Klerk, que pôs fim ao antigo regime governamental e o libertou da prisão.
Em 1994 foi eleito presidente do seu país, pondo fim à três séculos e meio de domínio dos povos brancos sobre a nação africana. Permaneceu no cargo até 1999, quando saiu da política e passou a dedicar a campanhas contra a Aids. Em 2004, quando Mandela já estava com 85 anos de idade, anunciou sua retirada da vida pública e desde então compareceu raramente à eventos, já que sua saúde também ficava cada vez mais frágil.
Em junho de 2013, Nelson Mandela foi internado por conta de uma infecção pulmonar. Permaneceu no hospital pro três meses e no dia 1 de setembro recebeu alta e ficou em sua residência em Joahnnesburgo. No entanto, o ex-presidente ainda apresentava estado grave e complicações pulmonares, falecendo no dia 05 de dezembro.

Big1News, trazendo o melhor para você. Não se esqueça de deixar o seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.