Esporte

Momentos do Futebol Brasileiro – Fatos Históricos

camisa-selecaoO futebol é considerado o esporte mais popular do mundo e suas origens são incertas, já que desde a idade antiga há registros de prática de um esporte que se assemelha à versão atual. No entanto, a Inglaterra é vista como o país de origem da atividade, sendo que o Brasil leva o título de "país do futebol". Isso porque entre os brasileiros é a esporte mais praticado, além da seleção do país ser a que atualmente possui o maior número de títulos de mundiais, sendo cinco ao todo (pentacampeã). Confira quais foram os momentos mais marcantes na história do futebol brasileiro.

Fatos Históricos e Momentos do Futebol Brasileiro

Primeiro Campeonato – No final do século XIX pessoas de colônias inglesas e alemãs das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro começaram jogar partidas do esporte, e logo depois essa prática ficou popular entre os jovens de ambas as cidades. O primeiro campeonato oficial foi o Campeonato Paulista, realizado em 1902 e foi vencido pelo time São Paulo A.C., que tinha Charles Miller como principal jogador. O time não se assemelha ao tricolor paulista atual.

Primeiro Título da Seleção – A seleção brasileira fez sua primeira partida contra a equipe britânica de Exeter City no ano de 1914 e venceu os ingleses por 2 a 0. Porém, o primeiro grande título foi no ano de 1919, quando o Brasil conquistou a terceira edição do Campeonato Sul-Americano jogando em casa.

Derrota de 1950 – O mundial de 1950 foi realizado no Brasil, que construiu o estádio do Maracanã – na época, o maior estádio do mundo – para receber o evento. A seleção teve um ótimo desempenho, mas na final, onde só precisava de um empate para a vitória, acabou derrotada pelo Uruguai por 2 a 1.

Seleção Canarinho – Até 1950, a seleção brasileira jogou com uniforme composto por camisas brancas e calções azuis. Depois da derrota no mundial de 50, a Confederação Brasileira de Desportos resolveu fazer uma mudança em tudo, incluindo os uniformes. O novo traje foi escolhido através de um concurso, sendo utilizado até hoje e composto por calção azul e camisa amarela com detalhes verdes. A partir daí, a seleção ficou conhecida como canarinho.selecao-brasileira

Campeões do Mundo Pela Primeira Vez – A seleção brasileira disputou a Copa do Mundo de 1958 na Suécia, porém antes do início do campeonato, o time não vinha com um bom desempenho em campo, refletindo isso nos primeiros jogos. No entanto, o técnico Vicente Feola fez uma mudança no time e com Pelé, Zito, Vavá e Garrincha em campo, a equipe ganhou todas as partidas e venceu a Copa contra o time da casa por 5 a 2. Foi o primeiro título mundial.

Primeiro Brasileirão – A Confederação Brasileira de Desportos decidiu criar a Taça Brasil, reunindo os campeões de 16 estados. O primeiro vencedor foi o Bahia, de Biriba, Nadinho e Leone.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você.
Gostou da nossa matéria? Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email
Últimas Pesquisas:
  • fatos históricos do futebol

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.