Tecnologia

Moeda Bitcoin – Como Funciona

Moeda Bitcoin  criada há mais de 9 anos, a bitcoin chama a  atenção de investidores e também pode ser usada como meio de pagamento em alguns países. No Brasil, já é possível pagar hospedagens, passagens aéreas, bebidas diversas e games online com o bitcoin. Bitcoin é considerada uma moeda, assim como o real ou o dólar. A diferença entre elas é que ela não pode ser guardada no bolso da calça e não se encontra ela esquecida pela casa. Simplesmente por que ela não existe fisicamente, é totalmente virtual. A sua emissão não é controlada por um Banco Central. Ela é produzida de maneira descentralizada por milhares de computadores, mantidos por aqueles que “emprestam” a capacidade de suas máquinas para criar bitcoins e registrar todas as transações feitas. A criação de um bitcoin  é conhecida como  “mineração”. Os computadores conectados à rede competem entre si na resolução de problemas matemáticos. Quem ganha, recebe um bloco da moeda. O nível de dificuldade dos desafios é ajustado pela rede, para que a moeda cresça dentro de uma faixa limitada, que é de até 21 milhões de unidades até o ano de 2140.

Moeda Bitcoin – Como Funciona

Como Funciona a Moeda Bitcoin

O limite de crescimento da moeda já esta pré estabelecido pelo criador do bitcoin. Ele é um desenvolvedor chamado Satoshi Nakamoto que, até os dias de hoje, nunca teve a identidade confirmada.  De tempos em tempos, o valor da recompensa dos “mineiros” também é reduzido. Quando a moeda foi criada, em 2009, qualquer um com o software poderia “minerar”, bastava ter o computador ligado por dias e noites.  Com o aumento do número de interessados, a tarefa de fabricar bitcoins ficou apenas com quem tinha super máquinas. A disputa aumentou tanto que surgiram até computadores com hardware dedicado à tarefa, como o Avalon ASIC.

Moeda Bitcoin – Como Funciona

Compartilhamos abaixo três maneiras de adquiri moedas bitcoins:

Comprando: Todos podem efetuar a compra bitcoins de exchanges, que são empresas que fornecem plataformas para compra e venda da moeda digital. Basta criar uma conta na plataforma e realizar um depósito bancário para ter saldos e reverter seus reais em bitcoins. Pode também comprar diretamente de outros usuários, mas é necessário algum cuidado, pois as ferramentas de troca podem não ser seguras e dependem da confiança no vendedor.

Recebendo: Basta ter um endereço bitcoin para receber pagamentos na moeda digital. Essa é uma maneira mais simples do que receber um e-mail.

Produzindo: É possível fazer a mineração e teoricamente, qualquer um ligado à internet poderia minerar bitcoins. Mas são necessários computadores superpotentes para processar a quantidade de informações necessárias. Por isso, a atividade é dominada por grandes data centers que se dedicam à tarefa.

O número de empresas que a aceitam a moeda bitcoin ainda é pequeno, mas vários países, como a Rússia se movimentam no sentido de “regular” a moeda. O Japão já começou a aceitar bitcoins como meio legal de pagamento.  O valor da bitcoin segue as regras de mercado, ou seja, quanto maior a demanda, maior a cotação. Blockchain, ou cadeia de blocos, em português, é um termo muito conhecido no universo das criptomoedas. Ele é a novidade tecnológica por trás do bitcoin, o que faz com que seja um dos sistemas de registro e compartilhamento de informações mais consistentes e seguros do mundo. Funciona como  livro-caixa em que todas as transações da rede bitcoin são gravadas.  Ele registra e valida todas as transações realizadas, em todos os softwares em que é rodado e por isso a criptomoeda é considerada tão segura.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria! A nova maneira de fazer transações econômicas a moeda Bitcoin! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.