Saúde

Métodos Contraceptivos – Quais São e Como Escolher

metodos-contraceptivosOs métodos contraceptivos – ou anticoncepcionais, como também são chamados – servem para prevenir a mulher de uma gravidez não planejada, além de alguns conseguirem evitar o contágio de doenças sexualmente transmissíveis. Apesar da camisinha ser o método mais popular e mais usado, não é o único, e existem outras opções que as pessoas podem escolher de acordo com a necessidade de cada uma. Trouxemos explicações sobre alguns tipos de contraceptivos para você tirar dúvida na hora de escolher. Confira detalhes e saiba como fazer antes de optar por um deles.

Quais São os Métodos Contraceptivos

metodos-contraceptivos-pilula

Pílula:  As pílulas são combinações de hormônios que protege a mulher de engravidar. As que possuem progesterona e estrogênio tendem a aumentar a retenção de líquido e pode causar inchaço. O anticoncepcional deve ser tomado todos os dias, e caso se esqueça, é importante saber que as que possuem um nível hormonal alto costumam proteger até 23 horas, enquanto as que possuem a dose baixa, protegem apenas por 12 horas.

metodos-contraceptivos-camisinha-masculina

Camisinha Masculina: Esse é o método mais tradicional para se proteger. O índice de proteção é de 94%, e além de prevenir a gravidez, também protege contra as temidas DST.

metodos-contraceptivos-camisinha-feminina

Camisinha Feminina: Ainda que não seja tão popular ou tão eficiente quanto a masculina, a popularidade da camisinha feminina tem crescido. Ela pode ser colocada antes do encontro e retirada até 8 horas depois. Para as mulheres que possuem alergia ao látex, há opções sem o material.

metodos-contraceptivos-diu

DIU: Não tem hormônio, mas também impede que o óvulo fecundado se fixe na parede do endométrio. Pode ser usado durante cinco ou até dez anos, mas precisa ser colocado por um médico. A mulher que opta por esse método deve saber que corre o risco de ter o fluxo menstrual aumentado.

metodos-contraceptivos-siu

SIU: Também é conhecido pelo o nome de Mirena, é bem parecido com o DIU, porém contém uma dosagem baixa de hormônios, além de ser mais eficiente. É uma boa escolha para mulheres com fluxos irregulares e sintomas de TPM. Em alguns casos, a menstruação é inibida, porém pode deixar a pele mais oleosa e fazer com que apareçam espinhas.

metodos-contraceptivos-injecao

Injeção: A aplicação é mensal ou trimestral, dependendo dos hormônios e da indicação do médico. Elas diminuem cólicas e previnem a anemia, pois diminuem o fluxo de sangue na menstruação. Porém, em alguns casos de injeções trimestrais, a mulher apresenta retenção de líquido.

metodos-contraceptivos-implante

Implante: Nesse caso, uma espécie de cápsula é colocada sob a pele do braço e libera o hormônio etonogestrel, que engrossa a secreção do colo do útero. Isso impede a que o esperma entre e faça a fecundação. Cada implante dura cerca de três anos e deve ser colocado por um médico.

metodos-contraceptivos-adesivo

Adesivo Anticoncepcional: Ele é colocado na pele e libera hormônios diretamente na corrente sanguínea. Pode ser colado no braço, bumbum ou barriga. É preciso trocá-lo uma vez por semana. Porém, pode ter efeitos colaterais, como alergia.

metodos-contraceptivos-anel-vaginal

Anel Vaginal: É um anel flexível e que possui os mesmos hormônios da pílula. É colocado uma vez por mês e usado por três semanas, até a menstruação. É indicado para quem não consegue se adaptar à pílula.

Como Escolher

Para escolher, a mulher deve levar em conta seu próprio organismo, já que alguns possuem hormônios e isso pode afetar o funcionamento do mesmo, além de causar efeitos colaterais. Outro fator a ser considerado é a praticidade. É importante consultar um ginecologista antes de qualquer decisão, pois só o profissional poderá orientar o melhor método e tirar suas dúvidas.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você.
Gostou da matéria? Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.