Saúde

Método Canguru – Benefícios ao Recém Nascido

Método Canguru muitas pesquisas já foram feitas e comprovam os benefícios para os bebes dizendo que o contato entre mãe e bebê prematuro de baixo peso utilizando a posição canguru diminui a dor do recém-nascido. 

bebe-prematuro-metodo-canguru

Benefícios do Método Canguru ao Recém Nascido

Colocar o bebê em contato com a mamãe pele a pele, para sentir o seu cheiro e ganhar o calor do seu corpo é assim o método canguru que estimula o desenvolvimento e ajuda na recuperação de bebês de baixo peso e prematuros. O método teve inicio na década de oitenta com o Dr. Edgar Rey Sanabria, professor de neonatologia e pediatria do Instituto Materno Infantil de Bogotá, na Colômbia. O médico vinha verificando uma alta taxa de mortalidade de bebês prematuros em seu hospital. Por haver grande falta de incubadoras e de atenção especializada para esses bebês foi introduzido então o método canguru. Por sugestão do Dr. Edgar as mães deviam ter contato pele a pele com os filhos para mantê-los aquecidos e facilitar a amamentação.

metodo-canguru-beneficios-ao-recem-nascido

Foi notado então que o método não só reduziu a mortalidade como também melhorou o desenvolvimento dos bebês.  Logo foi se expandindo para outros hospitais colombianos e ficou conhecido em todo o mundo. No Brasil, ele começou a ser usado em 1997 no Instituto Materno Infantil de Pernambuco (IMIP). Em 2000, o Ministério da Saúde publicou a Norma de Atenção Humanizada ao Recém-Nascido de Baixo Peso, que foi atualiada pela Portaria nº 1.683 de 12 de julho de 2007. Desta maneira o objetivo era mudar postura dos profissionais e fazer com que o método canguru se desenvolvesse no país.

bebe-prematuro-metodo-canguru

Além do método canguru, a sensibilidade e o estímulo cognitivo também são fundamentais para os bebês prematuros e de baixo peso. Através de pesquisa recente feita pela Universidade de Warwick, no Reino Unido, descobriu-se que filhos de pais sensíveis que cresceram em um ambiente cognitivamente estimulante apresentaram melhor desempenho escolar aos treze anos.

metodo-canguru-beneficios-recem-nascido

Segundo o psicólogo Ricardo Monezi, pesquisador do setor de medicina comportamental da Universidade Federal de São Paulo, “a estimulação cognitiva é importante para todas as crianças, mas para o prematuro tem que ser feito de forma muito efetiva. Deve começar logo após o nascimento e envolver, além de muito carinho e dedicação com o método canguru, a estimulação dos cinco sentidos, das habilidades cognitivas – com brinquedos, música, massagens, histórias – e motoras”. A posição canguru é manter o recém-nascido de baixo peso em contato pele a pele, na posição vertical, junto ao peito dos pais ou de outros familiares. A equipe de saúde deve estar adequadamente treinada para orientar de maneira segura os pais a realizar a posição canguru.

Abaixo compartilhamos alguns benefícios do Método Canguru:

– Ajuda no desenvolvimento físico e emocional do bebê;
– Reduz o estresse, a dor e o choro do recém-nascido;
– Estabiliza o batimento cardíaco, a oxigenação e temperatura do corpo do bebê;
– Ao ouvir o som do coração e da voz da mãe, o bebê fica mais calmo e sereno;
– Aumenta o vínculo mãe-filho;
– Favorece o aleitamento materno;
– Contribui para a redução do risco de infecção hospitalar;
– Maior confiança dos pais nos cuidados com o bebê;
– Contribui para otimização dos leitos de UTI.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? O método Canguru ajuda o bebê prematuro a aumentar sua resistência e o peso! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.