Diversos

Método BLW  o Desmame Guiado Pelo Bebê – Como Fazer

Método BLW o desmame guiado pelo bebê que esta sendo adotado por um número bem grande de pais que estabelece algumas atitudes adequadas que se relacionam a comida. Através do Baby Lead Weaning a mãe oferece comida ao bebê de uma forma que ele faça sua escolha e se sirva sozinho.

Método-BLW-capa

Como Fazer o Método BLW o Desmame Guiado Pelo Bebê

Com o Método BLW o bebê deixa de comer só purês e papinhas e passa a se alimentar do mesmo que a família e ele é quem controla a qualidade e quantidade de comida que esta necessitando. Com isso o bebê ganha autonomia alimentar e também melhora o seu desenvolvimento.

Método-BLW

Esta técnica foi desenvolvida por uma enfermeira da saúde britânica Gill Rappley que é mãe e tem três filhos e é autora do livro Baby-Led Desmame. Ela afirma que os bebês devem começar a ingerir alimentos sólidos quando puderem se alimentar por si mesmos sem a ajuda dos pais o que geralmente acontece ao seis meses aproximadamente. Algumas pesquisas indicam que neste período de idade os sistemas gastrointestinal e imunológico da criança já são capazes de lidar com alimentos além do leite materno ou o leite em pó.

Método-BLW-com

Aos seis meses o bebê consegue mover as coisas e colocar ao redor da boca e é o momento certo para introdução de alimentos sólidos segundo a OMS-Organização Mundial da Saúde.  Alguns pesquisadores alertam que o método pode levar problemas nutricionais para bebês com algum retardo no desenvolvimento. Entre as vantagens de adotar o método BLW estão sendo mencionados a escolha mais saudável de alimentos, redução do risco de obesidade, desenvolvimento da mandíbula, melhor coordenação e a confiança e prazer que o bebê adquire na hora de fazer sua refeição.

Método-BLW-fim

Algumas mães já compartilham entre si alguns truques o primeiro e deixar de lado o uso do prato principalmente no início da aplicação do método BLW, pois o objeto deixa a criança interessada mais que o próprio alimento e ela tende a virar o prato para olhar o fundo. O ideal é limpar sempre muito bem o cadeirão antes e depois da refeição e colocar o alimento direto na mesinha. E não se esqueça de forrar bem o chão onde ficara o cadeirão de preferencia use um plástico. Isso é para que possa recolher a sujeira com mais facilidade.

Método-BLW-suj

Comece introduzindo a alimentação ao bebê na hora em que a família esta reunida a mesa, pois eles adoram imitar os pais, provavelmente ele ira levar a comida à boca, roer e mastigar e engolir os pedaços  é assim mesmo que deve ser ninguém precisa alimentar o bebê.

Método-BLW-nenem

Os alimentos ideais para começar o método BLW é a banana, melão, abacate, cenouras cozidas e brócolis. Evite os mais duros como nozes ou os que podem causar alergias. Não apresse a criança ele tem seu próprio tempo e não deixe de usar o babador pois com certeza ele ira fazer alguma sujeira.

Método-BLW-co

É importante a escolha certa para que o bebê não esteja cansado ou com muita fome. Ele ainda não tem noção de que os alimentos sólidos podem saciar sua fome e apetite que para eles se resumem a mamadeira e peito. Neste momento o alimento solido não passa de mais uma brincadeira e ele não vai querer interagir com o brinquedo se estiver cansado ou com muita fome.

Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Método BLW desmamando o bebê e melhorando o desenvolvimento de sua coordenação!! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.