Saúde

Metabolismo Lento – Causas e Sintomas

Metabolismo Lento também é conhecido como taxa metabólica e é o processo usado pelo organismo para transformar e converter alimentos e outras substâncias em energia. Através deste processo o corpo pode manter o organismo em funcionamento para reparar danos, curar feridas, e deixar o sistema livre de toxinas. É desta maneira que o organismo gasta a energia que ingerimos.

Metabolismo Lento – Causas e Sintomas

Causas do Metabolismo Lento

O correto é que o metabolismo funcione regularmente e desempenhe suas funções sem qualquer problema. Mas existem processos metabólicos que agem de maneira diferente do padrão, causando grandes problemas à saúde.

Abaixo compartilhamos algumas causas do metabolismo lento:

Genética: Uma das causas de metabolismo lento pode ser a genética e não tem como se controlar, mas deve-se procurar um programa regular de exercícios como, por exemplo, a aeróbica e exercícios de resistência para construir uma massa magra no corpo. Desta maneira ira auxiliar a acelerar o metabolismo.

Idade: Sabe-se que a massa muscular magra queima mais calorias do que o tecido adiposo e com a chegada da idade o percentual de massa muscular magra diminui. Desta maneira o metabolismo fica mais lento e é necessário fazer exercícios seja qual for a faixa etária principalmente depois dos 25 anos.

Metabolismo Lento –S

Estilo de vida: Ele pode ser uma das causas do metabolismo lento.  O uso de  alguns medicamentos para tratar a depressão podem desacelerar o metabolismo. Deixar de fazer algumas refeições ou fazer jejum também pode desencadear o problema pois o corpo entra em um “modo de descanso” e quando esta assim o organismo em resposta à falta de alimentos diminui seu metabolismo para armazenar calorias. Isso diminuía a taxa metabólica e aumenta o ganho de peso. O ideal é comer pequenas refeições ou um lanche a cada duas ou três horas para manter seu metabolismo funcionando efetivamente

Ingerir muitas calorias: Ao receber mais  calorias do que consegue queimar, eleva-se o aumento do açúcar no sangue. O corpo não consegue assimilar a glicose parcialmente dividida e ela se acumula nas células, provocando a lentidão do metabolismo.

Síndrome de Cushing. A doença se desenvolve quando os tecidos são expostos ao cortisol, que é um hormônio responsável pela manutenção do metabolismo das proteínas, carboidratos e gorduras, por um período de tempo prolongado. Quando a exposição é muito prolongada ela retarda o metabolismo, o que pode causar a obesidade o aumento da gordura ao redor do pescoço e uma face arredondada.

Metabolismo Lento –

Hipotireoidismo: A hipoatividade da tireoide é quando a glândula não produz hormônios da tireóide suficiente para todos os processos que ocorrem em nosso corpo por isso acontece o metabolismo mais lento.

Diabetes: Embora não esteja muito claro porque os diabéticos têm metabolismo lento  eles parecem ter mais problemas para perder peso que os não-diabéticos. Isto pode ter relação com os níveis mais elevados de açúcar no sangue, que “engana” o corpo, fazendo-o acreditar que há muita energia em volta, resultando em uma desaceleração no metabolismo.

Sintomas do Metabolismo Lento

O metabolismo são todas as reações químicas que ocorrem no nosso corpo, seja para apenas nos manter vivos, seja para realizarmos as atividades do dia a dia. Podemos supor que o nosso metabolismo esta mais lento reconhecendo alguns sintomas.

Metabolismo Lento –Sintomas

Abaixo compartilhamos alguns sintomas do metabolismo lento:

Ganhar peso facilmente: Com a queima baixa, é natural que o corpo tenha mais facilidade para transformar a caloria em gordura e armazená-la;

Dificuldade na perda de peso: Fica difícil perder peso porque o metabolismo está baixo e, portanto, se o indivíduo não consegue nem usar tudo o que ingerindo, sequer chega a queimar o que está acumulado;

Acúmulo de gordura em novas áreas: Quando o metabolismo está baixo, o corpo ainda pode entender que precisa acumular fonte de energia em forma de gordura e, por isso, passa a procurar novos locais de armazenagem e as regiões que antes não tinham gordura localizada passam a ter;

Metabolismo Lento – Causas

Celulite: Aparecemento em novas regiões  inflamações provenientes do acúmulo de gordura. O mais comum é que elas comecem a aparecer na parte da frente da coxa;

Vontade de comer doce: Normalmente no final da tarde quando o metabolismo está acelerado, ele regula a transformação do açúcar e fornece energia por mais tempo. É por isso que a situação contrária pode gerar vontade de comer doce, principalmente na parte da tarde que é o  horário em que o corpo precisa de mais energia;

Calcanhares rachados e queda de cabelo: A saúde da pele e do cabelo diz muito sobre o funcionamento da tireoide, glândula que libera os hormônios reguladores do metabolismo. Por isso, ressecamento nos calcanhares com rachadura nos pés e queda de cabelo podem indicar alterações relacionadas a problemas de saúde.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Entender o metabolismo lento é importante para combate-lo. Faça muito exercicio físico.! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.