Educação

Melhor Forma De Estudar Para Concursos – Dúvidas, Quais São

 

estudar-concurso-celescAo decidir-se participar de um concurso público, por algumas vezes não se tem idéia por qual caminho começar, principalmente quando há tantas informações e fontes para examinar que o pretendente ao concurso poderá ficar com muitas dúvidas. Assim, o candidato tendo percebido as dificuldades a percorrer, imagina se: é necessário participar de um curso de preparação, ou somente o uso da apostila é satisfatório; Se o curso on-line tem a mesma eficácia do curso presencial; Se aprender estudando com colegas tem algum efeito importante ou dificulta o aprendizado; ou então se há necessidade da contratação de um profissional, ou deve persistir nos estudos sem nenhum acompanhamento.

Contudo, pode se dizer que as formas de aprendizado é inerente a situação, pois cada indivíduo possui o seu formato de absorção das informações. Isso significa que o mais importante é o que vale para cada sujeito. Considerando que as pessoas possuem aspectos diferentes, diversas metodologias poderão ser criadas e assim atender as expectativas de todos. Além do mais, as situações podem ser compatibilizadas ao mesmo tempo ou em fases distintas da preparação, isso, logo que o aluno for tendo um amadurecimento e auto-suficiência. Pode ocorrer também, o caso de uma tópico mais complicado, onde poderá ter reforço através de uma segunda metodologia de aprendizagem.

Para espantar alguns fantasmas na hora de escolher qual caminho seguir, será abordado nesse contexto alguns métodos mais apropriados e, assinalar possíveis vantagens que poderá auxiliar o candidato a fazer suas escolhas e possivelmente livrá-lo de arapucas que possam existir.

Duvidas e Quais São:

concurso-publico-1Aprender sozinho ou fazer cursinho preparatório. É sobejamente possível aprender individualmente e, sabe-se que muitos candidatos foram aprovados independente de terem participado de concursos de primeira linha, ou sem nunca terem sentado numa cadeira em sala de aula preparatória, porém é necessário um perfil muito característico de alguém que tenha muita disciplina e ser determinado para vencer sozinho as interferes que possam advir. Normalmente, são indivíduos que, em alguma parte de sua existência na vida escolar, já participaram de concursos e possuem experiências para digerir muitos conteúdos sem o auxílio de um instrutor.

Normalmente os candidatos principiantes, não possuem tanto conhecimento relacionado ao mundo dos concursos. Portanto, necessário se faz o convívio com colegas no cursinho preparatório, para obter melhor compreensão de como as coisas funcionam, ou seja, distinguir as oportunidades existentes e, sobretudo compartilhar as experiências adquiridas e as dificuldades de quem está se organizando para fazer concursos. Esse apoio compartilhado das informações no aprendizado, serve como subsídio aos colegas e, demonstra afeto para com os demais e isola o sentimento de estar só e carregado com as dificuldades insuperáveis, principalmente quando se depara com matérias que são inteiramente novas para o colega. Sintetizando, é muito mais fácil instruir-se com a ajuda de alguém já conhecedor da matéria e treinado, sabedor de que muitos na sala de aula nunca tiveram ciência dos conteúdos a serem ministrados.

Aprender através de apostilas ou outros tipos de literatura. Existe grande variedade de apostilas, porém a de se preocupar com a qualidade, sobretudo para atender os concursos de maior complexidade. O aluno deve se preocupar em verificar o conteúdo da apostila, pois o risco é muito grande em aprender com materiais que possam conter erros.

Melhor forma de estudar para concursos. LivrosOutros meios de estudo, a exemplo dos livros, é bom verificar a origem do material. O correto é ter em mente em procurar livros lançados por editoras conhecidas e que se especializaram em concurso público, em razão dos dizeres serem mais prático e com palavreados mais compreensível aos candidatos. Por outro lado, os livros passam constantemente por atualizações e normalmente possuem exercícios para melhor absorção da matéria e, pode haver questões de concursos já ocorrido, possibilitando ao estudante uma informação verdadeira de como pode ser as provas que deverá acontecer futuramente.

É necessário se precaver dos livros de faculdade, pois tende a ser voltado para candidatos daquele segmento, poderá ser mais enfadonho e ter incluso temas que não condiz com as necessidades do aluno.

Aprender através de cursos online. Esse tipo de ensino vem ganhando muito espaço, e possui qualidade idêntica dos cursos presenciais, além de determinados tipos de benefícios como: O estudante não precisa deslocar de um lugar para outro; As aulas podem ser assistidas a qualquer momento e quantas vezes forem desejadas; Tem grande utilidade à quem residente distante dos grandes centros urbanos e não conta com cursos de qualidade na região; É ideal ao candidato que trabalha em horário divergente ou que possui escalonamento, atrapalhando seguir as aulas pessoalmente.

A comodidade do curso online pode trair o estudante, pois é possível haver o perigo do aluno deixar passar para depois e não conseguir estudar o suficiente, correndo o risco de não alcançar os benefícios que o programa oferece. É necessário muita força de vontade e ser disciplinado com a dosagem do tempo (nesse período é bastante prudente evitar qualquer tipo de distração, se ocorrer momentos de lazer que seja bem planejado para não atrapalhar nos horários de estudo). Poderá fazer um planejamento marcando dias e horas para os estudos, conforme a rotina, desta forma terá um aproveitamento mais apurado. A demais, é aconselhável registrar as informações como se na aula encontrar-se, e posteriormente elaborar um bom conteúdo para ser revisto. Faça anotação do ponto exata no vídeo, (minutos e segundos) da informação registrada, para prover consulta se for preciso.

Aprender através de cursos tele presenciais. Trata-se de um expediente mesclado, onde o aluno participa do curso no formato presencial e com acompanhando em vídeo expositivo das aulas. A recepção do vídeo aula tem a transmissão via banda larga, que poderá ser transmitido online ou mediante gravação, onde os alunos assistem presencialmente, possibilitando fazer anotações e troca de conhecimentos entre os colegas de classe. As aulas possuem calendários de estudos, igualmente aos cursos tradicionais. Toda via, os estabelecimentos que detém esse tipo de ensino, geralmente esta localizado em áreas onde há pouca ou nenhum acesso de internet nas residências.

Aprender através de cursos por arquivos em pdf. Para quem tem uma boa habilidade e disciplina para aprender individualmente, esse processo de estudo pode ser de grande valia. O método de estudo em pdf está em fase crescente, além de tudo é mais econômico que os livros e, por outro lado, existe a conveniência de o aluno ter a vantagem de grifar os itens mais relevantes para então organizar o material e fazer revisões e possibilita consultas periódicas no caso de haver dúvidas. Esse sistema de aprendizagem, permite que o estudante faça impressões dos escritos no seu oportuno ritmo de assimilação dos estudos, acompanhar no estilo mais rápido das matérias, ou então, nos assuntos em que tiver maior entendimento e de forma mais lenta nos casos onde tiver maiores dificuldades.

Aprender estudando com colegas tem algum efeito importante ou dificulta o aprendizado. Conforme o seu estilo de conduzir os assuntos em prol da causa, tem aqueles que optem por trabalhar em equipe, por outro lado, existem os que necessitam em ficar sozinhos, sem contudo carecer de enquadrar o seu compasso ao de outras pessoas. O efeito do aprendizado em equipe auxilia na motivação e aumenta o compromisso em atuar com responsabilidade, além de tornar os trabalhos mais apurado e dinâmico, propiciando aos parceiros canalizar os seus conhecimentos de forma espontânea. Normalmente nos estudos em equipe, sempre existem possibilidades de haver alguns colegas dispersos, é imprescindível cuidado no encontro para que não haja muita brincadeira, caso contrário a objetividade do encontro pode ficar prejudicada e, deve ter em mente que a contribuição é coletiva, nenhuma pessoa permaneça na disposição de dependente dos demais. No entanto, pode ser que alguém do grupo possa ter maiores dificuldades num determinado conteúdo, assim sendo, é importante que o grupo se una, e fique mais igualitário possível na sua totalidade.

Contratar um profissional ou persistir nos estudos sem nenhum acompanhamento. O caminho a ser percorrido para prestar qualquer tipo de concurso é um tanto previsto, ou seja, a qualquer momento alguém que segue sempre em frente, em determinada ocasião desvenda a forma de ser aprovado. A questão é a demora com que as coisas podem acontecer, o que leva muitas pessoas abandonar o projeto tão sonhado. Por essa razão, tornou-se normal a contratação de profissionais que estão sempre ligados nas mudanças, atualizações e procedimentos dos concursos. É uma nova tendência do mercado de concursos públicos esse tipo de consultoria. A existência de orientador que possa proporcionar uma direção dos passos iniciais do candidato, informando o que aprender, como aprender e quais conteúdos podem ser utilizados, é primordial para alavancar o tempo que seria gasto e a economia dos recursos financeiros que seriam gastos por ocasião na demora em trilhar no caminho certo.

Em se tratando de prestação de serviço recente, não se tem notícia ainda da existência de um profissional para atender todas as áreas relacionadas aos concursos. Panoramicamente, as consultorias possuem sistemas diferentes um dos outros e, financeiramente também. Por essa razão, é sempre bom ter cautela no momento de finalizar a contratação, é sempre interessante, ficar ciente dos deveres e obrigações de ambos, para desviar-se de possíveis arrependimentos futuros. Se a decisão for a contratação de um profissional, o contratante (aluno) não poderá ficar isento de ser responsável pela sua própria trajetória, pois aquele que tiver maior objetivo e comprometer-se, terá maior oportunidade de conquistar o seu espaço.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.