Prestação de serviços

Medo de Dirigir – Como Superar – Dicas

medo-de-dirigirMais comum do que se pode imaginar ainda hoje tem muitos que não conseguem dirigir principalmente se estão sozinhos. È um problema emocional que com um pouco de esforço pode ser controlado.

Normalmente as pessoas que tem medo de dirigir são pessoas que já possuem carteira de motorista e não acreditam na sua capacidade ou passaram por algum trauma causado por acidente ou perigo extremo.

Os medos estão ligados a preocupações com o ato de dirigir, seja subindo uma ladeira, medo de atropelar alguém, tirar o carro da garagem, estacionar ou até mesmo bater em outro carro.

Se sente constrangido ao receber criticas e se imagina atrapalhando as outras pessoas. Esses medos e fobias atrapalham muito a qualidade de vida trazendo uma sensação de incapacidade e tirando aquela sensação de liberdade por não se fazer algo tão comum as outras pessoas.

Para que você supere o medo de dirigir. Algumas dicas:

Treine mais:

Muitas vezes o medo de direção se da pela falta de experiência e treinamento com o automóvel. Então é aconselhável que se treine medo-de-dirigir-como-superarem ruas próximas a sua casa, local que você já conhece e se possível acompanhada por alguém com experiência e que possa lhe dar apoio enquanto dirige.

Quando estiver treinando coloque musicas relaxantes, use sua imaginação e pense que esta em ruas movimentadas, a forma correta de acelerar, mudar a marcha ou como   ultrapassar outro carro.

Confie em si mesmo:

Acredite que você é capaz e tem todo conhecimento necessário. Fez seu curso de habilitação, prestou exame e recebeu sua carteira com seu esforço. Foi avaliado e  considerado apto a dirigir seu automóvel pelas ruas da cidade. A sua insegurança só lhe aumenta o medo e causa mais pânico.

Mantenha atenção:

Aprenda a dirigir por você e pelos outros, ou seja, mantenha o máximo de atenção para que possa antever as atitudes dos outros motoristas. Por exemplo: um carro esta virando a esquina e ligou o sinal de seta em cima da hora, o fato de você estar atento lhe prepara para essas atitudes sabendo como reagir.

Aulas de direção:

Existem empresas que oferecem segundo curso de direção e se não se sente seguro em relação ao conhecimento que tem em técnicas de direção volte às aulas. Não pense no custo que vai ter ao retornar as aulas e sim os benefícios que terá ao relembrar temas que você pode ter esquecido. Saber reconhecer as placas a forma correta de ultrapassar pode trazer de volta sua autoconfiança ao volante.

Se for necessário, procure um psicólogo:

Se ao tentar as dicas anteriores não conseguiu bons resultados o certo é que procure por um psicólogo. Ele estará preparado para tratar seu estado emocional que pode estar sendo alterado em consequência a traumas do passado, síndrome de pânico ou excesso de ansiedade que aumentam o seu medo de dirigir.

placa-você-consegueO importante é que você acredite, mantenha a calma e saiba que um dia vai conseguir sentar ao volante do seu carro.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você.

Gostou da matéria?

Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.