Saúde

Massagens Para Amenizar Desconfortos na Gravidez – Dicas

massagem-para-gestantesA mulher quando fica grávida tende a sofrer com incômodos e desconfortos desde as primeiras semanas. Isso acontece porque o organismo começa a se adaptar para as mudanças e também para suprir as necessidades do embrião, que logo se tornará um bebê. Além disso, com o passar do tempo, crescimento da criança, aumento da barriga, o corpo fica mais pesado, a mulher pode apresentar alguns inchaços e isso também gera desconfortos. Existem alguns métodos para diminuir essas sensações, como mudanças pequenas de rotina e hábito, além de massagens. Selecionamos algumas dicas de massagens que ajudam a aliviar alguns desconfortos da gravidez, confira.

Dicas de Massagens Para Amenizar Desconfortos na Gravidez

Vários tipos de massagens são recomendados para as gestantes, porém é sempre importante consultar o médico antes de aplicar. O indicado é começar as massagens após o terceiro mês de gestação e sempre escolher um bom profissional, especializado em gestantes, para a aplicação. São algumas técnicas:

Massagem Ayurédica: Essa é uma prática indiana, que é feita com a paciente deitada de lado, com a perna debaixo esticada e a de cima dobrada e apoiada em um travesseiro. A massagem começa nos pés e pernas, com movimentos delicados para promover a drenagem de líquidos. Os dois lados são massageados, além da lombar. Auxilia na eliminação de toxinas e na drenagem de líquidos retidos, aliviando também a tensão da coluna e da lombar. Não é recomendada para gestantes de risco, gripada ou problemas de saúde.

Drenagem Linfática: Essa técnica ajuda a melhorar a circulação e eliminar líquidos ou toxinas que se acumulam nos tecidos. A massagem é feita com movimentos leves e rítmicos pelo corpo todo. As pernas devem ficar sobre uma almofada ou outro apoio. Boa para estimular a regeneração dos tecidos, melhora o sistema imunológico, relaxa, diminui o inchaço e sensação de peso no corpo. Não é recomendada para pacientes com pressão alta, febre, insuficiência renal, lesões de pele, trombose venosa profunda ou outras doenças do sistema linfático.

Liberação Miofascial: O tecido conjuntivo que recobre os músculos, fibras musculares, órgãos viscerais e massagem-gravidasneurológicos é chamado de fáscia. A massagem é feita com a gestante sentada e por pouco tempo. O profissional massagista deve colocar leve pressão nos pontos doloridos da gestante com os dedos ou palmas da mão. É recomendada para dores causadas pela gravidez ou crônicas. Deve ser recomendada pelo médico apenas.

Shiatsu: Essa técnica usa a pressão nos dedos para liberar a musculatura em pontos do corpo. Porém, essa opção pode trazer mais riscos para a gestante, como trombose ou até mesmo induzir o parto. É indicada para melhorar circulação, aliviar dores lombares, diminuir ansiedade, aliviar tensões musculares. Não deve ser feita por grávidas com hipertensão não controlada, insuficiência renal, trombose venosa profunda, infecções de pele ou erupções cutâneas.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você.
Gostou da matéria? Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.