Saúde

Mamografia – O Que É e Quem Deve Fazer

mamografia-exameEsse mês é o Outubro Rosa, uma campanha de conscientização ao câncer de mama que atinge milhares de mulheres ao redor do mundo. O símbolo dessa campanha é um laço rosa, pois isso o nome da campanha é Outubro Rosa, o mês onde a conscientização se intensifica. O câncer de mama, é a segunda maior causa falta de tumor entre as mulheres, sendo que a cada nove, uma é atingida. Apesar de ser uma tumor o câncer de mama pode ser tratado e curado, isso, quando é diagnosticado quanto antes. E para que esse câncer seja descoberto, existe um exame específico a fazer, que se chama Mamografia. Veja a seguir mais informações sobre.

O Que É Mamografia

mamografiaA mamografia é um exame  que toda mulher deve fazer, pois ele traz o diagnóstico do câncer de mama. É feito por profissionais, onde mulher coloca os seis em um aparelho de raio-x onde são comprimidos entre duas chapas, que servem para obter a imagem que irá dar o resultado do exame. O exame de mamografia pode trazer algum desconforto, mas é essencial fazê-lo, pois o câncer de mama é tratável e tem cura, e quanto antes for diagnosticado melhor.

Dicas:

  • Quando for fazer a mamografia, é importante não passar cremes, óleos e afins.
  • Marque o exame para dias após o ciclo menstrual, para que não corra o risco dos seios estarem sensíveis demais.
  • Faça sempre, que puder o auto-exame.

Quem Deve Fazer

Todas as mulheres na faixa etária de 35 a 40 anos deve fazer o exame, mas mesmo mulheres mais novas podem fazer o auto-exame em casa. Esse primeiro exame é onde a mulher terá o seu diagnóstico, e a partir disso, é que o médico dirá qual a frequência que a mulher deverá fazer a mamografia.

mamografia-cancer-mamaNo período de 40 a 50 anos, o médico é quem determina o período que a mulher deve fazer o exame, segundo o resultado e o quadro das mamografias anteriores.

Mulheres com a idade acima de 50 anos devem fazer o exame de mamografia anualmente.

Pessoas que já tiveram casos de câncer de mama na família, ou que apresenta os sintomas, devem fazer o exame de mamografia, mesmo se for jovem.

Mas é importante que não espere o dia da mamografia, faça o auto-exame sempre que puder, pois quanto antes o câncer for diagnosticado, melhor vai ser tratamento, pois o câncer de mama tem cura.

Agradecemos a visita em nosso site.Procuramos trazer sempre o melhor para você.Gostou da matéria? Deixe o seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.