Utilidade Pública

Ludoterapia Comportamental – Objetivos e Orientação

ludoterapia-desenhosA Ludoterapia Comportamental é um ramo da psicologia que tem como objetivo fazer a criança se expressar de maneiras lúdicas, ou seja, através de brincadeiras. Essa terapia é indicada para crianças que possuem algum tipo de distúrbio emocional, apresenta mudanças comportamentais, ou problemas em se expressar, o que acaba resultando em conflitos com os amigos, apatia, notas baixas e etc.

Objetivos e Orientação

Um adulto quando tem algum problema emocional, procura a ajuda de um profissional para sessões de terapia, e ele expõe em palavras todos os seus sentimentos, emoções e tudo que o aflige. Porém a criança não tem a mesma facilidade e maturidade para se expressar que um adulto, por isso é que foi criado a Ludoterapia, como forma de fazer a criança através da brincadeira, expresse o que está sentindo.
A terapia não tem uma classificação de idade, podendo ser feita por crianças de todas as idades. E a brincadeira, ou os brinquedos, são escolhidos pela própria criança durante as sessões.
Através da brincadeira, a criança irá expressar de forma mais espontânea os seus sentimentos. Enquanto ela brinca, um profissional da área de psicologia acompanha a brincadeira e vai conversando com a criança para que ela se abra e fale abertamente sobre os seus sentimentos. Apesar de facilitar o diálogo e o modo como os pequenos se expressam, não quer dizer que com
ludoterapiauma única sessão os problemas serão expostos para que sejam resolvidos. Assim como acontece com a terapia com os adultos, na Ludoterapia os problemas, sentimentos e emoções também são expostos aos poucos, de forma gradual. Por isso é necessário um acompanhamento psicológico e que os pais ajudem o filho a passar pelas sessões, que precisam ser frequentes.
As sessões acontecem em espaços físicos, com vários tipos de brinquedos para criança ter acesso e acompanhamento de um psicólogo. Geralmente a duração das sessões é de 50 minutos e o intervalo entre uma sessão e outra, é determinada pelo profissional.

Big1News, trazendo o melhor para você. Não se esqueça de deixar o seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.