Diversos

Lixeiras Em Condomínios – Como Usar

Lixeiras Em Condomínios quando colocadas de maneira inadequada pode causar muitos problemas. E também é perigosa, pois pode aumentar os danos de um incêndio, por exemplo. Por este motivo e outros existe toda uma norma para o uso de lixeiras de forma adequada em Condomínios  para resguardar a vida e saúde dos moradores.

Lixeiras Em Condomínios – Como Usar

Como Usar Lixeiras Em Condomínios

Lixeiras para condomínio mal alocadas podem trazer perigo para todos os condôminos. Se elas forem colocadas em escada de saída de emergência e corredores, podem trazer risco à vida dos moradores. Além de obstruírem a passagem em caso de incêndio, as lixeiras podem conter materiais inflamáveis como alguns tipos de plástico e gases que são formados na decomposição do lixo orgânico. Dificultar a propagação do incêndio é uma das maneiras de reduzir os danos às pessoas, ao meio ambiente e ao patrimônio; e, em alguns estados do país, é um dever previsto pela própria lei. Em  São Paulo, por exemplo, a Norma Técnica nº 11/2011 do Corpo de Bombeiros, que atende ao Decreto Estadual nº 56.819/2011, proíbe que se coloque objetos como lixeiras na escada de saída de emergência e corredores dos condomínios e outras edificações coletivas.

Dentre as principais medidas para manter os condomínios mais seguros estão: garantir o abandono seguro dos ocupantes da edificação e de áreas de risco; dificultar a propagação de incêndio; proporcionar os meios de controle e extinção do incêndio; permitir o acesso para as operações do Corpo de Bombeiros; permitir o escoamento fácil de todos os ocupantes da edificação; garantir a desobstrução de todos os pavimentos; entre outras.

Lixeiras Em Condomínios – Como Usar

Entretanto, mesmo que haja preocupação do síndico em adotar as medidas corretas e retirar as lixeiras do condomínio das escadas e de outras saídas de emergência, alguns moradores podem ficar incomodados com as mudanças. Por isso, além de retirar as lixeiras da escada do condomínio é preciso conscientizar os moradores sobre a importância dessa medida. Faça um bom planejamento para que as lixeiras sejam colocadas em lugares adequados e de forma a facilitar a vida dos moradores. Tudo acontece através do treinamento de funcionários e também dos próprios moradores.

Existem empresas de consultoria especializadas que ajudam a elaborar projetos de implantação de sistemas de gestão de resíduos. Essas empresas realizam o diagnóstico do local e desenvolvem o projeto para adequação da infraestrutura necessária de acordo com as demandas do condomínio. Além disso, há empresas que aplicam treinamentos e palestras para mostrar os procedimentos do projeto de gestão de resíduos e incentivar a conscientização ambiental de todos os envolvidos.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Se houver necessidade procure auxilio profissional e elabore um bom projeto de coleta de lixo interno! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.