Diversos

Livro A Magia da Arrumação – Marie Kondo – Mandamentos da Arrumação

Livro a magia da Arrumação vem ocupando o primeiro lugar na lista de best sellers de autoajuda no The New York Times e recentemente também chegou ao Brasil. Sua autora uma japonesa Marie Kondo desvenda os segredos de uma boa organização doméstica.

Com apenas cinco anos Marie Kondo já se descobria uma criança bem desigual, optava ficar arrumando as prateleiras de livros na sala de aula ou o armário enquanto os outros alunos preferiam brincar e participar da ginástica. Com o tempo verificou que havia alguns métodos de organização que não eram muito bons.

A-Magia-Arrumação

Quando era adolescente durante cinco anos atuou como atendente de um templo xintoísta e ali ela firmou a convicção de que se devia descartar tudo que é supérfluo e manter apenas o que é essencial à vida. Ao completar dezenove anos um episódio marcou Marie Kondo para sempre ao ter de arrumar a casa e a duvida que surgiu sobre o que deveria realmente guardar ou descartar, ela teve um colapso nervoso e desmaiou por duas horas.Quando acordei, diz Marie Kondo, consegui avistar com clareza a resposta para minha duvida: Nós devemos e temos que procurar manter ao nosso convívio somente objetos que nos trazem muita alegria.Tudo mais é dispensável” E assim nasceu a maior guru desta atividade arrumação de casa.

Hoje com trinta anos e uma voz de garotinha ela é muito envergonhada mas  se tornou uma estrela no Japão e caminha rapidamente para se tornar famosa nos Estados Unidos e na Europa. Magia-ArrumaçãoLivro a Magia da Arrumação foi lançado no Brasil pela editora Sextante com tradução de Marcia Oliveira com 160 paginas. Marie já escreveu quatro manuais sobre organização doméstica que lhe renderam a venda de aproximadamente dois milhões de exemplares. Tanto em seus livros como em suas aparições em TV Marie Kondo defende quão libertador é colocar as coisas em ordem, ela diz, “Arrumar a casa não tem nada de prosaico: é uma disposição e decisão apropriado e capaz, em que,  vai revolucionar todo o jeito de vida e com certeza o nosso modo de agir e pensar. Ao organizar todos os seus pertences, a pessoa reencontra seu foco e faz as pazes com ela mesma”.

Livro A Magia da Arrumação – Mandamentos da Arrumação

Arrumar tudo de uma vez: Ao organizar sua casa estará promovendo uma nova forma de enxergar seu estilo de vida e também no seu modo de pensar. Arrumar uma gaveta de cada vez e deixando as outras para depois é considerada uma armadilha que levara futuramente ao frustração.

Vamos descartar: Todos guardam muita coisa pensando que um dia poderá ser usadas ou até mesmo com preguiça de ver se realmente são importantes. O jeito é reunir tudo que for parecido roupas ou livros e verificar se realmente são importantes. Faça uma limpeza sem sentir dó porque raramente sessenta por cento do que se guarda realmente é inútil.

Se não trouxer alegria jogue fora: Só se deve guardar o que realmente for usar ou se tiver um valor sentimental verdadeiro. Aquele presente que você ganhou e nunca usou e guarda por guardar não tenha medo e jogue agora no lixo ou então doe para alguém.

Faça a separação por categoria: Não distribua os itens do mesmo tipo por vários armários ou cômodos tipo roupas, livros e papeis. Deixar tudo organizado por categoria da uma visão global dos seus pertences e não deixa surgir novos focos de bagunça.

Deixe as coisas visíveis: Nada de juntar roupas e livros sem critério com o passar do tempo estes itens que não são usados ficam esquecidos em fundos de gavetas ou estantes mantenha todos organizados como uma biblioteca e visíveis o tempo todo.

Os itens sentimentais são os últimos: Não comece sua arrumação por itens como fotos familiares ou souvenirs isso levara ao insucesso. Ao começar por estes itens gasta-se muito tempo com sentimentos emotivos o mais fácil é começar pelas suas roupas e peças volumosas.

Não deixe parentes se intrometer: Tanto a mãe como avós ou até mesmo os irmãos podem achar inadmissível o fato de você jogar fora certos itens o que vai atrapalhar sua decisão de organizar e manter somente o necessário. Ficar só é fundamental para que sua arrumação de certo.

Mantenha o silêncio: Ao arrumar sua casa pode ser uma forma de revisão interior. O barulho como TV ligada ou musica alta até mesmo conversa pode atrapalhar sua concentração que é muito necessária na hora desta tarefa segundo Marie Kondo pode-se ouvir apenas musica instrumental e bem baixo.

Não comprar nada especial para a arrumação: Se engana se pensar que acabara com a bagunça simplesmente pondo tudo dentro de caixas divisórias ou qualquer outra coisa. Se sua casa estiver bagunçada estes tipos de caixas só aumentaram a bagunça.

Mantenha dia a dia um ritual para usar seus objetos: Mesmo estando cansada ao chegar em sua casa não deixe seus pertences jogados como bolsa no sofá, roupas largadas procure arrumar tudo antes de relaxar.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.