Saúde

Língua Rachada – Causas e Tratamento Caseiro

Língua Rachada  em alguns casos pode ser de nascença e se este for o caso é considerado uma condição normal pois é algo genético e, por esse motivo, não representa qualquer problema de saúde ou preocupação. Este é o caso de pessoas com antecedentes familiares de língua geográfica e de quem tem síndrome de Down. Muitos acreditam que a língua serve apenas para avaliar sabores e para podermos falar, mas é muito importante observar que através dela é que nos capacita saber como vai o nosso bem-estar e ficar sabendo mais sobre a nossa saúde. A língua é uma das partes da boca que pode ter problemas mais facilmente, desde uma simples mordida ou queimadura até infecções e problemas mais graves. Ela também é um dos músculos que mais usamos durante o dia.

Língua Rachada – Causas e Tratamento Caseiro

 Causas da Língua Rachada

Aproveitar os momentos de higiene oral para conferir o estado em que se encontra é muito importante, assim como os dentes e as gengivas. Podem ser notadas rachaduras com até 6 mm de fundura, localizadas apenas nesta parte da boca que, normalmente, não apresentam mais sintomas como mal-estar. Entretanto, de acordo com a razão, podem surgir alguns sinais clínicos como a coceira ou a dor.

Língua Rachada – Causas e Tratamento Caseiro

Compartilhamos abaixo algumas causas da língua rachada:

O bruxismo é uma das principais causas do aparecimento de rachaduras na língua. É um problema de saúde que faz com que se aperte e ranja os dentes se que se perceba. Normalmente isto acontece durante o sono. O bruxismo ainda pode alterar o ph da saliva, quebrar dentes ou provocar rachaduras, dor na mandíbula, dor de cabeça e outros. O bruxismo causa dor na língua, chegando a causar as rachaduras principalmente por causa da pressão e alteração do Ph da saliva. Para evitar-se todos estes problemas é indicado o uso de proteção dentaria principalmente durante a noite.

As alergias alimentares são bem comuns e um dos sinais mais claros que produzem são as reações na boca, o que inclui a língua. Este tipo de alergia causa escurecimento e coceira na boca, gosto metálico, dor na boca, na língua e na garganta, erupção cutânea, inflamação, dos lábios, da língua, da parte interna das bochechas e, secura e rachaduras na língua. A má alimentação que produza deficiência de vitaminas e minerais, a ingestão exagerada de carie, pimentas e outras comidas picantes e o hábito de comer os alimentos muito quentes são alguns dos motivos pelos quais podem aparecer rachaduras na língua.

O tabagismo  pode causar rachaduras na língua é importante ressaltar que o fumar afeta todo o organismo, provocando alterações e patologias, o que inclui doenças graves em longo prazo. Algumas das primeiras partes do corpo afetadas são a boca, a garganta, as fossas nasais e os pulmões. O fumo seca a boca e o aparecimento de fissuras na língua é uma possível consequência para quem consome tabaco de forma assídua.

O estresse constante ou ter períodos de ansiedade são comuns nos dias atuais e afetam severamente a saúde. Um dos sinais mais comuns são as mudanças na boca alertando de que o nível de estresse está demasiado elevado. Pode surgir uma coloração esbranquiçada ou escura na língua, assim como uma textura pilosa, irritação, feridas ou rachaduras. Diabetes causa dificuldade em produzir e aproveitar bem a insulina tem mais probabilidade de sofrer transtornos na boca, o que inclui a língua. Língua geográfica que em casos avançados, costumam aparecer fissuras, além das manchas e feridas características.

Síndrome de Melkersson-Rosenthal mesmo sendo um transtorno neurológico pouco comum provoca sintomas como a paralisia facial, inflamação do rosto e dos lábios e fissuras e rachaduras na língua.

Tratamento Caseiro Para Língua Rachada

Para poder curar o problema de língua rachada é fundamental saber que o tratamento para fissuras na língua depende totalmente da causa que as provoca em cada pessoa. Deve-se procurar por um médico que indicara qual é a melhor opção de medicamentos ou mudanças de hábitos que devem ser feitos para recuperar a saúde da boca.

Língua Rachada – Causas e Tratamento Caseiro

Compartilhamos alguns dos tratamentos mais comuns:

Medicamentos como anti-inflamatórios, antibióticos e analgésicos  se forem necessários. Os antibióticos também podem ser recomendados como prevenç4ao de infecções.

Ter uma higiene exemplar de toda a boca e prestar atenção especial à limpeza da língua neste período. Use escovas com cerdas suaves ou bochechos e pastas de dentes específicos, além de fio dentário. Adquira o habito de verificar sempre a boca para garantir que não restam resíduos de comida ou saliva seca nas gretas.

Corrigir a alimentação principalmente durante o tempo em que o problema persistir, os alimentos quentes, ácidos e picantes devem ser evitados, assim como bebidas alcoólicas. Em longo prazo, a mudança de hábitos alimentares também é fundamental para que se possa curar toda a boca e prevenir uma reincidência do problema.

Língua Rachada – Causas e Tratamento Caseiro

Compartilhamos abaixo alguns remédios caseiros:

Gengibre a sua raiz desta planta contem componentes anti-inflamatórios e antissépticos sendo indicada como opção para melhorar a língua fissurada ou rachada. Adicione o gengibre à sua alimentação e tome infusões preparadas com a raiz até três vezes por dia.

Alho é conhecido como um dos alimentos antibióticos e antimicrobianos mais usados na medicina natural, sendo ideal para língua rachada. Consuma alho nas comida, coma um dente de alho em jejum diariamente até melhorar ou prepare um enxágue caseiro com um dente de alho esmagado e raíz de gengibre ralada misturados em um copo grande de água morna  espere por dez minutos antes de beber. Use este bochecho duas vezes por dia até notar melhorias.

Infusões relaxantes para tratar estresse tem muita relação com esta patologia da língua, um bom conselho é que se busque formas de relaxar. As melhores infusões relaxantes para este caso são as que contêm valeriana, tília, passiflora e melissa.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria! Fique atento ao aspecto de sua língua pois ela pode indicar algum problema de saúde! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email
Últimas Pesquisas:
  • lingua rachada
  • lingua rachada tratamento caseiro

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.