Saúde

Leite Dourado – Benefícios e Como Fazer

Leite dourado ou gold Milk é uma receita indiana usada na medicina tradicional a mais de mil anos conhecido por melhorar a saúde e aumentar a imunidade. Vem sendo muito utilizado no mundo fitness justamente por suas propriedades medicinais.

Leite Dourado  -  Benefícios e Como Fazer

Benefícios do Leite Dourado

O nome leite dourado surgiu de sua coloração dourada que é resultado da mistura de leite com cúrcuma, óleo de coco que pode ser substituído por óleo de gergelim ou óleo de amêndoa doce e mel. Ele tem origem na medicina Ayurvédica, da Índia. A cúrcuma é seu principal ingrediente também chamado de açafrão da terra faz parte da família do gengibre. Sua raiz tem uma cor alaranjada e contém curcumina e substâncias antioxidantes, anti-inflamatórias e que combatem e previnem o câncer, sobretudo do intestino, do cólon, estômago, esôfago e de mama. Também se acredita que faz bem ao fígado. A nova tendência no mundo fitness vem fazendo grande sucesso ao redor do mundo. 

Leite Dourado   Benefícios e Como Fazer

O consumo do leite dourado no dia a dia pode ajudar a combater a artrite e a artrose, além de outras dores musculares e da articulação. Também pode servir de analgésico, diminuindo enxaquecas e outros males causados pelo estresse. Acredita-se também que o leite dourado possa reverter o aparecimento do mal de Alzheimer e evitar a demência associada à velhice. 

Abaixo compartilhamos outros benefícios do leite dourado:

– Fortalece o sistema imunológico e ajuda a prevenir doenças. Aumenta o nível de energia no corpo e combate a fadiga persistente.

– Atua como um anti-inflamatório, analgésico e anticancerígeno natural, sem contraindicações.

– Ajuda a controlar os níveis de colesterol no sangue, prevenindo problemas cardiovasculares.

– Faz bem para a digestão.

– Purifica o sangue através da desintoxicação do fígado.

– Ajuda a diminuir a pressão alta.

– Purifica o sangue através da desintoxicação do fígado.

– Ajuda a diminuir a pressão alta.

– Perfeito para ajudar a manter a saúde cerebral e a boa memória.

– Seu poder desintoxicante contribui para tonificar a pele.

– Eficaz para minimizar problemas neurológicos.

– Reduz os níveis de triglicerídeos.

– É considerado um tônico de beleza, fazendo bem para a pele e para os cabelos, além de prevenir o envelhecimento precoce.
 

Como Fazer o Leite Dourado

A receita é feita em dois passos. Primeiro, a preparação de uma pasta, que servirá de base para o leite ela pode ser guardada na geladeira para preparar muitos outros copos de leite dourado. Entretanto o leite depois de preparado deve ser consumido imediatamente.

Leite Dourado  Como Fazer

O primeiro passo é fazer a pasta de de cúrcuma:

Ingredientes necessários:

– 1/4 de xícara de cúrcuma em pó (30 g);

– 1/2 colher de chá de pimenta preta moída (2,5 g);

– 1/2 xícara de água pura (125 ml).

Modo de fazer:

Leve todos os ingredientes ao fogo médio, mexendo bem. Quando a mistura se tornar em uma pasta, desligue o fogo e deixe esfriar. Depois, coloque a pasta de cúrcuma em um recipiente de vidro limpo e seco com tampa e conserve na geladeira.

O segundo passo é o leite dourado:

Ingredientes Necessários:

– 1 xícara de leite (250 ml);
– 1 colher de chá de óleo de coco (5 ml);
– 1/4 de colher de chá de pasta de cúrcuma (1,25 g);
– Mel (para dar gosto).

Modo de fazer:

Em uma panela, misture todos os ingredientes, com exceção do mel. Leve ao fogo médio, mexendo sempre para não grudar. Antes que levante fervura, desligue o fogo e acrescente o mel a gosto. Está pronto para ser consumido.

Se desejar pode substituir o leite de vaca por leite vegetal, como o de soja, o de amêndoas ou o de arroz. A pimenta é importante na receita pois contem piperina que ajuda na absorção da curcumina existente na cúrcuma.
O ideal é consumir um copo médio de leite dourado morno antes de dormir, para ter um sono tranquilo e reparador.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Leite dourado com muitos benefícios para a saúde e tem seu uso medicinal a muito tempo! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.