decoração

Influência Emocional das Cores – Quais – Ambientes e Decorações

Influencia emocional das cores em ambientes e decorações, aplicações, significados das cores.

Sentimos uma grande satisfação quando vemos o sol no dia nublado e ele ilumina a paisagem e vemos então as cores. De um modo influencia-das-coresgeral notamos a cor com prazer e ela é tão necessária quanto à luz.

Durante algum tempo era usado internamente concreto aparente e mais tarde aço na arquitetura causando um monocromatismo cinzento onde se via apenas a cor cinza. No ambiente não era usada outra cor além do branco ou preto, no máximo cores neutras. Era então o período modernista entre os anos 40 e 50 do século vinte.

Já no período atual obtivemos grandes mudanças quando se trata de cores no ambiente. A preocupação principal é tornar os espaços mais agradáveis utilizando o tratamento das cores e sua influência emocional.

Abaixo apresento as cores e sua influência em nosso estado emocional.

Vermelho: Uma cor quentíssima, do fogo e do sangue os muitos povos a tem como ligação com o inicio da vida. Anima, traz confiança, agilidade na tomada de decisões. Não é recomendável usar esta cor em ambiente para pessoas excitadas ou fragilizadas. Evite usa-la em quartos, escritório, consultório de psiquiatria ou psicologia.

Procure utiliza-la em pisos, móveis ou passadeiras sempre em pequenas áreas.

vermelho

 

Amarelo: Também considerada uma cor quente é a que mais perto fica do tom branco. O amarelo excita pessoas nervosas e representa a teimosia, deixa uma sensação de calor é estimulante, aumenta o ânimo.

O amarelo é uma ótima cor para quem tem problemas de memória. È ideal usar a cor amarela na cozinha ou sala de jantar lugares onde se alimenta porque aumenta o apetite. Pode usa-la também em escritórios ou sala de estudos por estimular as atividades intelectuais, no entanto, nestes ambientes use cores claras como o palha ou creme.

amarelo

Verde: Uma cor que tranquiliza e se mistura muito bem a outras cores, esta entre o escuro e claro, frio e calor e apesar de ser composta do azul e do amarelo não tem nenhuma das influencias dessas duas cores. Sendo uma cor repousante é muito usada em todos ambientes dando uma sensação de conforto e se adequa muito bem na decoração com outras cores. Simbolizando saúde e bem estar é usada para aliviar dores e podemos encontra-la em hospitais e enfermarias. Pode ainda ser usada em tons claros no quarto, escritórios ou sala de estar.

verde

Azul: Quando usada traz uma sensação de frescor por ser considerada uma cor fria transmitindo serenidade, paz transformando o ambiente em um lugar de repouso.

É indicado para o quarto justamente por essa terapia de repouso e relaxamento principalmente no caso de pessoas idosas ou recém-nascidas. Evite usar a cor azul em áreas de lazer.

azul

Branco: Significa limpeza, simplicidade, paz e se harmoniza com todas as cores e não é usado como cor principal do ambiente.

branco

Preto: Uma cor sofisticada que deve ser usada em pequenas áreas ou em peças de decoração para trazer ao ambiente um clima sóbrio e majestoso. Transmite uma sensação de seriedade e prudência.

preto

De fato a aplicação correta das cores nos ambientes nos revela a personalidade do proprietário e se você realmente aplicar as cores de forma correta terá muitos benefícios tais como elevação da moral, diminuição do esforço visual, ampliar ou reduzir espaços entre outros.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você.

Gostou da matéria?

Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.