Saúde

Hormônios Masculinos – Quais São

medico-hormoniosOs hormônios são produzidos por glândulas do organismo, seja do sistema endócrino ou por neurônios especializados. Eles são substâncias químicas que atuam controlando o funcionamento do corpo humano e alguns hormônios atuam como mensageiro, transportando informações entre as células, e outros agem diretamente nas funções reguladores dos órgãos ou regiões do corpo.
Homens e mulheres possuem hormônios diferentes que os caracterizam, e embora no organismo de cada seja encontrado uma pequena quantidade hormonal do sexo oposto, cada um possui suas próprias características. Por exemplo, o testosterona é um hormônio masculino, pois é responsável pelo crescimento de pelos e voz grave, enquanto o estrogênio é considerado feminino, pois ele é responsável pelas características femininas. Saiba quais são os hormônios masculinos.

Quais São os Hormônios Masculinos

Melatonina: Possui a função de regular o relógio biológico e o sono. Essa substância determina como as funções como a saciedade, humor, respiração e etc., se comportarão durante a noite e durante o dia. Nos homens, é muito provável que a melatonina influencie na calvície, porém não há estudos que comprovem tal afirmação.

Serotonina: Essa é a substância que controla o humor. Sua ausência ou alteração na produção está relacionada com crises de irritabilidade, ansiedade, depressão e até mesmo compulsão por doces. Estudos comprovam que homens com problema de ejaculação precoce, possui a serotonina menos ativa na parte do cérebro que controla a ejaculação.

Ocitocina: É conhecido pelo apelido de "hormônio do amor", os seus níveis são elevados no orgasmo, seja masculino ou feminino. Ela também possui a função neuromoduladora, que reduz a ansiedade.

Tiroxina 4: Controla as funções metabólicas no corpo todo, desde o intestino até o sistema nervoso central. É produzida na glândula tiroide, e quando em excesso, causa o hipertiroidismo, em quantidade reduzida, produz o hipotiroidismo.

Testosterona: Principal substância hormonal masculina, é produzida nos testículos. É responsável pelas características masculinas como voz grossa, pelos, aumento da massa muscular, produção de esperma, e libido. A quantidade de testosterona, no entanto, cai bruscamente após os 30 anos, e conforme o envelhecimento, a quantidade vai reduzindo ainda mais, podendo provocar a conhecida andropausa masculina, cujo sintomas são fraqueza muscular, desânimo e disfunção erétil.

Big1News, trazendo o melhor para você. Não se esqueça de deixar o seu cometário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.