Saúde

Hiperplasia Benigna da Próstata. O que é, Sintomas e Tratamento

Hiperplasia Benigna da Próstata. Situação da PróstataA Hiperplasia Benigna da Próstata – HBP é encontrada ao se constatar o aumento da próstata, e atinge cerca de 25% dos homens com mais de 50 anos. É a conclusão de um estudo feito pelo ambulatório de urologia do Centro de Referência da Saúde do Homem, um órgão da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

Hiperplasia Benigna da Próstata – O que é

A próstata envolve a uretra, o tubo que leva a urina da bexiga para fora do corpo, ou seja, distingui-se por um aumento do número de células do órgão, e consequentemente agindo na formação de nódulos na região que está em volta da uretra da próstata. Assim, quando a próstata aumenta o seu volume, pode causar obstrução parcial ou total da uretra, agindo no curso normal da urina. Essa ação no canal uretral traz muitos incômodos, metade dos homens com mais de 75 anos tem alguns dos sintomas ligados a HBP. É também conhecida como hipertrofia prostática benigna. A hiperplasia benigna da próstata é encarada como um processo normal causado pelo envelhecimento dos homens provocados por mudanças no equilíbrio hormonal e também no crescimento celular.

Hiperplasia Benigna da Próstata – Sintomas

Dificuldade iniciar a micção:

Quando a próstata tem o seu volume aumentado, há uma compressão do tubo uretral, ficando mais difícil transportar a urina da bexiga. E consequentemente fica mais difícil começar a urinar. Leva mais tempo para obter a pressão necessária para a urina passar pela restrição.

Eventualmente isso pode causar retenção urinária onde a pessoa se torna incapaz de urinar. As ondas da bexiga ficam muito mais dolorosa vindo a causar uma emergência médica com grande potencial de dano aos rins.

Iniciando, interrompendo:

Um sintoma muito frustrante da BPH é iniciar e interromper a micção. Com a pressão da próstata sobre a uretra fica difícil o fluir da urina para fora da bexiga e isso faz com que seja interrompido diversas vezes.

Pequeno fluxo de urina:

Demora muito tempo para esvaziar a bexiga devido ao fraco fluxo urinário e se gasta muito tempo em pé em frente ao mictório. Com o bloqueio parcial da uretra é muito pequeno o fluxo de urina que sai da bexiga demorando muito para esvaziá-la.

Urgência:

A urgência é um problema comum causado pela BPH que fazem com que os nervos dentro da bexiga não consigam mais passar os sinais corretos ao cérebro fazendo entender uma súbita necessidade de urinar. Isso também pode ser chamado de Bexiga Epástica.

Distúrbio no sono:

Ao envelhecer fica mais difícil adormecer e permanecer dormindo e a necessidade de urinar ajuda muito a piorar este quadro de insônia. A noctúria é justamente essa condição que faz acordar duas ou mais vezes por noite para urinar. O aumento da pressão causado pela próstata faz com que se sinta a vontade de urinar quando na verdade existe muito pouco liquido para expelir.

Esforço para alcançar objetivo:

Para iniciar a micção, você pode ter que empurrar e esticar os músculos pélvicos ou os abdominais, forçando o começo do fluxo de urina. Os esforços repetidos destes músculos podem resultar em lesões do músculo do assoalho pélvico, hemorróidas, ou síncope da micção (desmaio durante ou após a micção). Se a pressão ou bloqueio aumenta, o paciente corre o risco de contrair uma infecção urinária.

Hiperplasia Benigna da Próstata – Tratamento

A HBP pode ser tratada de várias formas, alguns pacientes quando os sintomas são leves não necessitam de tratamento e devem ser examinados regularmente. Já os pacientes com sintomas moderados ou mais graves podem causar problemas na sua qualidade de vida e, para inverter essa situação, os doentes podem ser tratados com medicamentos ou fármacos. São vários os medicamentos e as terapêuticas com efeitos diferentes e que são adaptados para cada paciente e cada caso.

Por último, tem os casos dos pacientes que deverão ser operados ou porque a sintomatologia é muito forte e houve complicação da doença exigindo uma tomada de decisão rápida e mais eficaz que a medicação. Cada caso ou cada paciente deve ser estudado para se saber qual o tipo de cirurgia é a mais adequada. Existem outras técnicas menos evasivas e onde se obtém os resultados semelhantes a uma cirurgia, entre os conhecidos pode-se destacar a cirurgia a laser.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.